A Capital do Espírito Santo e suas belezas viraram tema de um espetáculo de dança. “Uma Ilha Em Mim”, da Soul Jazz Cia de Dança, estreia nos dias 5, 6 e 7 de agosto, no Theatro Carlos Gomes. O espetáculo começou a ser construído em fevereiro deste ano com a participação de Monique Paes, coreógrafa de São Paulo, em parceria com Carol Mattedi, diretora da companhia.
De acordo com a diretora, o espetáculo, de jazz contemporâneo, parte do livro “O Conto da ilha desconhecida”, escrito por José Saramago, e lança um olhar sobre a Ilha de Vitoria. Ele também traz à tona um olhar sobre a ilha que somos e habitamos. “Essa ilha quase desconhecida, feminina, forte e misteriosa, que está tão longe e ao mesmo tempo, dentro de nós”, destacou.
Como a companhia nasceu e habita na ilha de Vitoria, isso também influenciou na criação do espetáculo. “A Soul Jazz nasceu na capital. Uma linda ilha, com nome de mulher, ligada por três pontes ao continente e ao resto do mundo por vários portos. Para a construção deste olhar, convidamos a coreógrafa Monique Paes para embarcar rumo a essa ilha desconhecida e criar, em parceria, este novo espetáculo, construindo uma nova ponte de ligação com outras terras e outras culturas”, apontou.
Para conseguir levar adiante todo o trabalho, o grupo precisou fazer uma campanha de arrecadação pela internet. “O espetáculo é fruto de muito trabalho e de uma linda parceria de centenas de pessoas. Tentamos obter recursos através de leis de incentivo e editais durante meses, como não tivemos sucesso, criamos a campanha de financiamento coletivo durante dois meses e tivemos a participação de muita gente. Conseguimos parte do recurso que precisávamos e mesmo assim resolvemos dar continuidade ao trabalho e colocar o espetáculo no palco”, disse a diretora.
A companhia
A Soul Jazz Cia de Dança é a primeira companhia de jazz capixaba. Os trabalhos do grupo começaram em 2014, mas a estreia foi em 2015 com o espetáculo “Pra quê tanta paixão?”, no Teatro Universitário da Ufes. Além disso, ela é uma companhia independente e todos os trabalhos realizados foram feitos com o esforço do grupo, composto por oito bailarinos.
“Uma Ilha Em Mim”
Local: Theatro Carlos Gomes
Data: 5, 6 e 7 de agosto
Horário: dias 5 e 6 às 20h e dia 7 às 19h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Obs.: Os ingressos já estão sendo vendidos na bilheteria do Theatro Carlos Gomes, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.