As comemorações não param em Vitória! Desde a última terça-feira (21), começou a apresentação de pequenas revistas artesanais, cartazes e livretos que contam algumas das histórias do bairro Ilha das Caieiras na nova exposição do Museu Manoel Passos Lyrio, “Maré Literária”.
A exposição segue até o dia 26 dezembro. Os visitantes contarão com vários contos, música, poemas e outras formas de expressão escrita que relatam a vida dos jovens entre 15 e 29 anos de uma das mais tradicionais regiões de Vitória.
“O projeto Maré Literária tem como objetivo realizar uma exposição que exalte a Ilha das Caieiras, tendo como ferramenta a língua portuguesa para contar sobre a região, e valorizar os novos jovens artistas, em especial, aqueles que moram na comunidade”, explicou um dos organizadores, o produtor musical e audiovisual, Jairo Hortêncio dos Santos.
A exposição é o resultado de oficinas de letras e rima e da confecção de fanzines que têm a Ilha das Caieiras como tema central.
“Como muitos participantes vivem em situação de vulnerabilidade social, o projeto é importante porque dá acesso à cultura e promove esses novos artistas ao mesmo tempo em que valoriza a localidade”, completou a produtora cultural e ativista social, Patrícia Fernandes Lourenço Borges, que também integra a organização.
A mostra de classificação indicativa livre é uma ação de ocupação coletiva desenvolvida por Jairo, Patrícia e também pelo fotógrafo, produtor e músico, Huedson da Silva Miranda.
Cuidados por conta da pandemia
Para visitar a exposição não é necessária a realização de agendamento prévio, porém, há controle do número de visitantes no local que recebe até 10 pessoas por vez.
Protocolos das autoridades sanitárias referentes ao combate à Covid-19, como a utilização de máscaras e o uso de álcool em gel, estão sendo rigorosamente adotados no interior do museu.
Exposição “Maré Literária”
Período: até o dia 26 de dezembro
Onde: Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio”
Endereço: Rua Felicidade Correa dos Santos, 1095 – Ilha das Caieiras, Vitória
Funcionamento: terça à sexta-feira, das 9 às 17h e nos finais de semana das 12 às 16h.
Classificação: livre
Entrada: gratuita.