A final da “Batalha do NB – 5 Anos” reunirá 16 MCs de diversas regiões do Espírito Santo, neste sábado (15), em Viana. A competição acontece na Praça de Nova Bethânia, das 17h às 22h30, e é aberta ao público.
O evento ainda contará com shows de Emy Alves, Afrodin e Alex Emissário, selecionados em edital do Coletivo Cultura Bethânia. O rapper Cesar MC fará uma apresentação especial antes da final, e o encerramento será com o grupo de samba Pagodeou.
LEIA TAMBÉM:
- Pequena Lo discute impacto da diversidade no mercado de trabalho no Festival PCD em Vitória
- Capixaba é a primeira mulher brasileira a ingressar na Academia de Ópera de Paris
- Isis Valverde sobre o ES: “Lugar mais que especial”
A batalha de rimas é realizada na cidade desde 2020. Neste ano disputam oito MCs classificados em seletivas regionais e outros oito convidados pela organização. As batalhas serão divididas em três etapas: quartas de final, semifinal e final.
Diversão para todos
O evento contará com praça de alimentação, feira de artesanato, área infantil e oficinas gratuitas de corte de cabelo, tranças afro, pintura em tela, artesanato e sobrancelha. Haverá intérpretes de Libras e materiais de divulgação acessíveis para pessoas com deficiência visual.
A realização é do Coletivo Cultura Bethânia e da Agência de Desenvolvimento Jovem (Adesjovem), com apoio da TVE, Prefeitura Municipal de Viana, Rede Abraço/Secretaria de Estado do Governo e da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).
A TVE-ES fará a transmissão ao vivo do evento, no período das 20h às 22h, com exibição simultânea pelo Youtube da emissora.
História e formato da batalha
A Batalha do NB surgiu em 2020 como um espaço de encontro e expressão para jovens MCs, consolidando-se como referência no cenário do rap capixaba. O formato segue o modelo tradicional das batalhas de rima, com duelos de improviso avaliados por um júri técnico. Os critérios incluem criatividade, musicalidade, flow, ritmo e postura. Expressões de violência ou preconceito resultam em penalizações.
Programação da Batalha NB
- 17h: Apresentação do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Feu Rosa;
- 17h30: Apresentação de break com o grupo Instituto Urbano;
- 18h: Pocket show de Emy Alves;
- 18h15: Pocket show de Afrodin;
- 18h35: Pocket show de Alex Emissário;
- 19h: Início das Batalhas (quartas de finais com oito duplas):
- Jere (Cariacica) e Marcelinha MC (Vila Velha)
- XiaoDre (Cariacica) e Robbzin (Cariacica)
- Pedro MC (Vitória) e Dryy (Vitória)
- Otávio (São Mateus) e Slow Xiim (São Mateus)
- Nito MC (Domingos Martins) e Peter do Busão (Serra)
- DaRoça (Serra) e Markho (Serra)
- ZAEL (Cariacica) e Saulin MC (Vila Velha)
- Pedrin (Vila Velha) e Santo (Cariacica)
- 20h: Intervalo com apresentação de DJ Masknobeat;
- 20h10: Início da segunda fase da Batalha (semifinal com duas duplas);
- 20h40: Intervalo com apresentação de DJ Masknobeat;
- 20h50: Show de Cesar MC;
- 21h30: Final da Batalha (dois finalistas);
- 21h50: Premiação;
- 22h30: Apresentação do grupo Pagodeou.
Serviço
Final da Batalha do NB – 5
Data: 15 de março (sábado)
Horário: 17h às 22h30
Local: Praça de Nova Bethânia, Rua Santa Maria, Bairro Nova Bethânia, Viana (ES), 29.135-000
Entrada: Gratuita
Transmissão ao vivo, das 20h às 22h, pela TVE-ES e pelo Youtube da emissora