O Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. 😍 Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616. 📖
Nesse dia, grandes obras da literatura mundial são relembradas, discutidas e reverenciadas. É uma oportunidade para celebrar os títulos de autores consagrados, como: Safo, Miguel de Cervantes, Mary Shelley, Machado de Assis, Thomas Mann, James Joyce, Aldous Huxley, George Orwell, Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu.
E pensando em deixar os amantes da leitura ainda mais felizes nesta sexta-feira, veja algumas dicas de obras que foram as mais lidas desde o início da pandemia, segundo levantamento da Revista Bula:
1984 (1949)- George Orwell(1995) – Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago(1947) – A Peste , de Albert CamusO Conto da Aia (1985), Margaret AtwoodAdmirável Mundo Novo (1932), Aldous HuxleyO Amor nos Tempos do Cólera (1985), Gabriel García MárquezFahrenheit 451 (1953), de Ray BradburyA Revolução dos Bichos (1945), de George OrwellDemian (1919), de Hermann HesseCem Anos de Solidão (1967), de Gabriel García Márquez
livros inesquecíveis para contar histórias para crianças 📖
Obras para quem quer empreender 📖
O aplicativo 12min fez um levantamento das obras mais lidas desde o início da pandemia. Os microbooks mais acessados entre março de 2020 e março de 2021 foram: “Essencialismo”, de Greg Mckeown, livro mais lido no app, seguido de “Hábitos atômicos”, de James Clear. E para quem quer aprender de forma rápida sobre empreendedorismo, CEOs como Tallis Gomes, Alfredo Soares, Bruno Nardon e Guilherme Junqueira, da Gama Academy, indicaramlivros para serem lidos em 12 minutos.
O aplicativo condensa os pontos mais importantes de livros de não-ficção em áudio e texto, podendo ser acessado gratuitamente. “Enquanto estamos no intervalo de uma tarefa ou outra, arrumando a casa, fazendo exercício físico, é possível ler ou ouvir os resumos de best-sellers, por exemplo. Poder tirar um tempo para aprender e se desenvolver de alguma maneira já traz benefícios para a nossa vida”, diz Guilherme Mendes.
Confira a lista dos 10 microbooks mais acessados neste período 📖
Indicações de livros por CEOs brasileiros 📖
No grande acervo de obras que o aplicativo disponibiliza, há livros conceituados de gestão, carreiras e marketing, entre outros. Oito CEOs de startups brasileiras fizeram uma lista com seus livros preferidos e que também podem ser acessados gratuitamente no aplicativo.
Guilherme Junqueira – Gama Academy
• A regra é não ter regras, de Reed Hastings & Erin Meyer
Bruno Carone – Férias & Co.
• Pense Simples, de Gustavo Caetano
Tallis Gomes – Gestão 4.0 e Singu
• Nada Easy , de Tallis Gomes
Ricardo Kurtz – ZoOme.TV
• Outlier, de Malcolm Gladwell
Carlos Terceiro – Mobills
• O Homem Mais Rico da Babilônia, de George Samuel Clason
Alfredo Soares – Gestão 4.0
Bruno Nardon – Gestão 4.0
• Vencedoras por opção, por Jim Collins
João Vitor Chaves – Gestão 4.0
Por que 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor? 📚
O dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995. Essa data homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e ShakespeWilliam até, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.
Preparado para se aventurar no mundo da leitura? Já separei os meus! 📖😍
Leia também:“O Poder dos Livros em tempos de pandemia”