Cinco anos de parceria! Esse é o tempo que os meninos do Sambasoul estão juntos e fazendo o maior sucesso no Espírito Santo. E falando em sucesso, foi lançado o novo single “TAÍ”, uma mistura de reggae e samba. 😎
O vocalista Raul Mesquita, que divide o front da banda com os músicos Rafael Valadares (guitarra) e Lucas De Carvalho (baixo), me contou um pouquinho sobre o novo trabalho.
Essas músicas sendo lançadas com o público num show seria outra coisa, mas vamos passar por esse momento e voltar! Enquanto isso não acontece, continuamos produzindo conteúdo pra galera!
Raul Mesquita
Além da parceria, esses meninos combinam e têm aquela sintonia. “Nós três temos um ponto em comum que é o samba. A grande questão do Sambasoul é saber fazer essa mistura e nossa música “TAÍ” é isso! Quando as pessoas ouvirem vão perceber que realmente é uma mistura. É um samba pop!”.
Eles já abriram shows no Espírito Santo de uma galera de peso. Já dividiram palco com Ivete Sangalo, Léo Santana, Atitude 67, Ferrugem, Marcelo D2, Melim e Armandinho.
Pense em pessoas que falam com emoção sobre a carreira. Pois bem. São esses três! Falando sobre as dificuldades enfrentadas na pandemia, Raul contou que eles não pararam de produzir.
“Com a pandemia não temos pra onde fugir. A gente trabalha com shows e fazíamos dois, três por semana, e essa era a renda de todos os músicos da banda. Somos em três, mas a banda tem mais cinco músicos contratados. É muita gente que ganha em torno disso. A principal dificuldade é a questão financeira”.
Mas se acha que toda a situação fez com que eles largassem de mão o que mais amam fazer, se engana.
“Com a pandemia mudamos o foco. Ao invés de fazermos shows, o que temos feito é produzir bastante conteúdo. Lançamos dois singles durante a pandemia. O primeiro foi “Tudo o que você quiser” e o segundo é o ‘TAÍ‘ (música lançada nesta sexta)”.
Sinta a vibe dessa música lançada no início da pandemia (não consigo parar de ouvir):
Meses de trabalho 🎶
Se pensa em seguir carreira, é importante saber que compor, produzir e lançar uma música não é fácil. Tem que ter muito zelo e amor. “O processo de composição e elaboração de uma música não é tão simples. Durante esse processo precisa-se de algumas coisas para que se tenha desde o início até o fim, a música pronta”, disse Rafael.
Que possamos estar de volta aos palcos o mais rápido possível…
Rafael Valadares
E ele falou sobre alguns detalhes do single “TAÍ”. “A gente tinha a composição da letra que é do Sambasoul, do Raul, com participação do Diego Lyra, que é um artista local da Barra do Jucu. Tínhamos essa composição, elaboramos um arranjo e pensamos em como ficaria legal. O nosso produtor André Daumas pegou essa matéria-prima e juntos, lapidamos e chegamos onde queríamos!”.
As expectativas para esse novo trabalho são as melhores possíveis. “Nesse segundo single temos uma expectativa muito boa. Acreditamos e apostamos muito nessa música! Que as pessoas do Estado conheçam e saibam quem é o Sambasoul e que possamos ser ouvidos!”.
Um pouquinho sobre o trio…🎶
Eles, que começaram a carreira em uma roda de samba na Barra do Jucu, em Vila Velha, têm influências musicais de sobra, e que os inspira na hora de compor e levar os novos projetos adiante. “No reggae buscamos referências com o Natiruts, Casaca e Macucos. Quando vamos pro rap gostamos muito de ouvir o Rael, Emicida e colocamos um pouco de Poesia Acústica, e tudo isso misturado com o samba!”, contou Raul.
Sempre digo que quando é pra ser não tem jeito. Viver de música é muito difícil, mas quando você persiste, o que é seu chega. “Começamos com uma roda de samba bem descontraída e fazendo coisas bem simples. Depois do congo que tinha, fazíamos essa roda de samba, mais gente começou a participar e começamos a fazer nossos próprios eventos na Barra”, contou Raul.
Escolhi ser músico e artista, e a falta que os palcos faz é uma coisa que sentimos muito. Sentimos falta do público, do acalento e calor humano…
Raul Mesquita
E cá entre nós. Quando entrevisto gente apaixonada por aquilo que faz a energia contagia de longe!
“A música representa tudo. A Barra do Jucu proporciona essa relação com a arte, que é muito forte. É um lugar de cultura, então isso sempre esteve presente em nossas vidas desde pequenos”.
Para os que estão dando o ponta pé inicial, o vocalista do Sambasoul tem um conselho importante e sábio. “Você precisa acreditar no seu trabalho e não levar como um hobby. Músico precisa estudar, se dedicar e encarar como trabalho!”.
A música “TAÍ” já está disponível em todas as plataformas digitais! ❤