Entretenimento e Cultura

Império de Fátima traz explosão de alegria e cores para o Carnaval de Vitória

Para este ano, uma das surpresas da Império de Fátima é a abordagem do meio ambiente, do garimpo e dos indígenas em um dos carros alegóricos

Foto: Thiago Soares

Há 9 anos, amigos se reuniram para a realização de um sonho: criar uma escola de samba que representasse uma comunidade cheia de garra e disposta a enfrentar vários obstáculos e empecilhos que viriam pela frente.

Integrante do Grupo A, a Império de Fátima desfila na sexta-feira, dia 10 de fevereiro. O Jornal Online Folha Vitória vai trazer uma série de reportagens com a ficha técnica e as informações sobre os temas das escolas de samba que vão desfilar no Sambão do Povo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo o presidente da Império de Fátima, Sergio Anderson, conhecido como Serginho, a escola mostrou a que veio no Carnaval capixaba. Em 2016, fez um respeitado trabalho como convidada do Carnaval. 

“Como nós capixabas dizemos, POCOU! Foi um verdadeiro show na avenida, pena que infelizmente em 2017 fomos impedidos de desfilar no Sambão do Povo, mas não tivemos dúvidas, fizemos nosso Carnaval aqui, junto com a nossa comunidade, que sempre nos apoiou”, disse Serginho.

Com todos os detalhes acertados pelas Ligas, a Império de Fátima teve a oportunidade de desfilar no Carnaval em 2018. “No primeiro ano de disputa, pudemos gritar, É CAMPEÃO!! Já tínhamos um legado para contar”, contou.

Em 2019, por problemas técnicos e estruturais, Serginho contou que perderam o Carnaval para “si mesmos”. Porém, isso não abalou os guerreiros, que com resiliência e força total foram bicampeões em 2020.

LEIA TAMBÉM: Agenda de blocos: saiba quando eles saem em Vitória e em Cariacica

Já em 2022, embora tenha desfilado por último e tendo vários problemas ao longo do dia e na fila de concentração, a Império de Fátima conseguiu fazer um desfile digno. 

“Até a metade da apuração nos mantivemos em primeiro lugar. Os problemas refletiram nas notas, terminando a apuração no honrado terceiro lugar”, disse o presidente.

Foto: Divulgação | Império de Fátima

Neste ano, a escola vem com tudo. Desta vez, a Império de Fátima retratará o amor e a pretensão que foi criada. Ou seja, a partir da parceria dos amigos que ultrapassou e atualmente atinge a cidade da Serra.

“A gente vem falando da explosão de amor, da explosão do Carnaval. A explosão que também traz coisas ruins. A escola vai passar tudo isso na avenida”, contou.

Segundo o presidente, a Império de Fátima abrirá os desfiles com a explosão de alegria e cores. “É o nosso Carnaval. A gente traz um carro bem imponente com a figura do nosso tigre, a nossa coroa, que representa todo o império”, comentou.

Uma das surpresas é que a escola abordará em um dos carros alegóricos: o meio ambiente, o garimpo e os indígenas. “É um carro muito bonito, é um carro sem brilho para o Carnaval, mas muito representativo. Isso é muito interessante, porque a gente traz uma questão central que hoje faz parte do nosso cotidiano”, explicou.

Veja o samba-enredo da Império de Fátima para o Carnaval de Vitória 2023: “Não dá mais pra segurar, explode coração…”

Compositores: Leozinho Nunes, Fabão, James Bernades e Rodrigo Jacopeti

Ecoa a força do meu tamborim
Derrota a tristeza centelha de amor
É big bang sacudindo o Carnaval
A mulata sensual risca o chão com seu furor
Leva… todo mundo pra sambar
Sentir o bem e só a caixa a guerrear
No paraíso de pierrô e colombinas
Sob um céu de serpentinas
Sonhos vão banhar de pureza em cada um
No embalo do ziriguidum

O QUE DEU NO SER HUMANO? TÁ TUDO ERRADO!
VAI RIQUEZA VEM MAZELA PRA TODO LADO
PERDÃO EU PEÇO AO PAI
DAI-NOS A PAZ

A luz da sapiência clareou
Vamos refletir e melhorar
Se apegue as coisas de real valor
E a humanidade enfim vai triunfar
Êêê vem pra festa, é só alegria
No sambão do povo levanta poeira
Que swing “feroz”, embala meus pés
Na explosão que é nota 10

NÃO DA MAIS PRA SEGURAR, EXPLODE CORAÇÃO
IMPÉRIO É A MINHA PAIXÃO
O RUGIDO DO MEU TIGRE FAZ A TERRA ESTREMECER

VAI CONQUISTAR VOCÊ

*Texto da estagiária Ana Paula Brito Vieira, sob supervisão de Erika Santos