Uma exposição cheia de sentimento, projeções e tecnologia usadas nos filmes de Hollywood chega em Vitória. A partir desta quarta-feira (8), o público capixaba poderá visitar “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”, que acontece em Jardim da Penha, na capital.
Com entrada gratuita, a mostra será realizada na Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e conta com ambientes audiovisuais incríveis, recursos tecnológicos como realidade aumentada, réplicas das invenções e da arte do criador de Mona Lisa.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Entretenimento? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Com aproximadamente mil metros quadrados e nove áreas, a mostra será aberta ao público nesta quarta-feira (8). Para quem quiser visitar a exposição, basta acessar o site e agendar a visita gratuitamente pelo site www.museuvale.com.
25 MINUTOS DE PROJEÇÃO
Com uma tecnologia exclusiva e usada pela primeira vez no Brasil, o público poderá visitar, em uma das salas de projeções, uma animação inédita sobre a vida de Leonardo da Vinci que integra as mais modernas técnicas de computação gráfica com as obras do artista, levando o público a uma experiência única.
“O público poderá visitar a área de projeção que tem 25 minutos de vídeo. Nesta sala nós temos um conteúdo exclusivo no Brasil”, pontuou o curador da exposição, Thiago O Carvalho.
Em outro ambiente da mostra, os visitantes poderão se divertir com imagens das invenções de Da Vinci, como um protótipo do helicóptero e um carro a manivela, “saltando da tela” com o recurso de realidade aumentada.
“Pela primeira vez estamos usando tecnologias para projeção que nunca se utilizou antes. Usamos inteligência artificial para a composição das cenas. Usamos o software de cinema. E o mesmo software de cinema também foi usado para a criação de um humano digital. No final da projeção tem um Leonardo da Vinci que não é real, mas um humano digital”.
“Um dos destaques da exposição é a Sala das Conquistas. Lá vamos falar sobre objetos aéreos, armas e tudo o que ele pensou em termos de estratégias militares. Já a Sala Roxa tem a ver com sabedoria e nobreza. Ali trazemos todas as pinturas de Da Vinci em proporções reais. Nós reproduzimos a última ceia em praticamente um tamanho real. Conseguimos ver os detalhes da obra, que era o nosso grande desafio”.
Durante essa viagem pelas invenções e criações de Da Vinci, os visitantes vão poder conhecer mais sobre o legado e o processo criativo do artista por meio de recursos tecnológicos, objetos, painéis e ambientes audiovisuais.
“Essa exposição conecta Sa Vinci ao nosso tempo com uma linguagem contemporânea e lúdica que proporciona novas vivências da cultura. Daí a sinergia com a atuação do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, sempre pautada pela diversidade de expressões artísticas, pela inovação e pela ampliação e fortalecimento da relação museu-escola para além dos espaços convencionais, criando novas e múltiplas experiências de aprendizagem, individuais e, principalmente, coletivas”, comenta Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
Além disso, a experiência dialoga com a linguagem atual de crianças e jovens e se expande em uma programação construída com o programa educativo do Museu Vale, ampliando as experiências de aprendizagem.
“Estamos comemorando 25 anos de Museu Vale e essa é a 55ª exposição. Já trouxemos artistas internacionais, de grande peso e trabalho. Esse agora é um projeto Extramuros, então trazemos essa grande exposição. Pra gente é uma satisfação muito grande estar no Galpão do Ifes proporcionando essa grande exposição informativa, imersiva e com muita tecnologia de ponta. Essa é uma tecnologia usada em filmes de Hollywood. É um trabalho muito bonito”, disse o diretor do Museu Vale, Ronaldo Barbosa.
Jadir Pela, reitor do Ifes, falou sobre parceria e felicidade por fazer parte desse extraordinário mundo de Da Vinci.
“O Instituto Federal do Espírito Santo é uma instituição que vem desenvolvendo atividades há mais de um século, além da inovação. Inovação traz desenvolvimento, gera emprego e renda. Essa relação da Cidade da Inovação com a arte e cultura está no DNA do Ifes”
Com um projeto inovador, o público terá uma experiência única.
“Pensamos a Cidade da Inovação como um espaço democrático, aberto à sociedade, e voltado ao desenvolvimento do nosso estado. E a cultura é parte fundamental desse processo. Por ora, já realizamos atividades administrativas no local, portanto essa será a primeira vez que o espaço contará com uma atividade aberta ao público. E começamos com essa parceria com a Vale, que tem uma vasta experiência e vivência em entregar cultura para o estado do Espírito Santo”.
EXPOSIÇÃO “O EXTRAORDINÁRIO UNIVERSO DE LEONARDO DA VINCI”
Período: de 8 de março a 30 de abril de 2023
Local: Cidade da Inovação do Ifes
Endereço: Avenida Anísio Fernandes Coelho, Jardim da Penha, Vitória
Visitação: terça a sexta-feira, das 8h às 17h (início da última sessão às 16h), e aos sábados e domingos, das 10h às 18h (início da última sessão às 17h)
Agendamento gratuito no site: www.museuvale.com
Grupos escolares: Educativo Museu Vale – (27) 99252 7525
Entrada gratuita
Classificação livre
Programa Educativo e formação de jovens aprendizes
O Programa Educativo do Museu Vale vai explorar curiosidades sobre Da Vinci e mostrar como suas criações são incorporadas à nossa cultura até hoje. Também podem ser agendadas visitas mediadas, por escolas e grupos, de terça a sábado. A programação educativa no local da exposição vai incluir ainda o workshop “Asas da Imaginação”, que compartilhará o conhecimento artístico-científico do mestre renascentista.
No processo de montagem da exposição, o Museu Vale também ofereceu oportunidade de formação na área de produção cultural para jovens da região. Na edição 2023 do Programa Aprendizes, jovens entre 15 e 18 anos receberam orientação teórica e prática relacionada às etapas de montagem e expografia, participando dos bastidores da produção de “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
São mais de 450 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal entre 2021 e 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
A experiência imersiva pela vida e obra do maior gênio do Renascimento é realizada pelo Museu Vale, com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e será apresentada pelo museu na Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Jardim da Penha, Vitória.