Entretenimento e Cultura

Exposição mostra ocupação humana dentro de espaços vazios

O resultado do trabalho de Bela Baptista pode ser conferido na exposição 'Sobrevidas', que começa na próxima quarta-feira (5), na Via Thorey, e vai até o dia 11 de setembro

Ressaltar vestígios de vida dentro da construção abandonada. Essa foi a proposta da Bela Baptista ao fazer um registro fotográfico do prédio da antiga Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo (Fafabes), que foi doado para o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória em maio de 2009 e que em breve deve se tornar um centro de oncologia da instituição. 

O resultado do trabalho de Bela Baptista pode ser conferido na exposição ‘Sobrevidas’, que começa na próxima quarta-feira (5), na Via Thorey (Rua Joaquim Lírio, 240, sobreloja, Praia do Canto) e vai até o dia 11 de setembro. Ao todo, 14 imagens foram selecionadas para integrar a exposição. Impressas em papel de algodão e metacrilato, as fotografias medem entre 40×60 cm e 100x 110 cm, distribuídas em peças únicas, dípticos e trípticos.

“Mesmo abandonada há anos, a casa foi ocupada por vidas que se apropriaram dos espaços vazios. A exposição fala sobre a transformação desses espaços, os ciclos da vida. A fachada da casa foi recém-reformada, indício de um novo recomeço, como a recolonização natural do jardim interno por uma embaúba, espécie pioneira, como se chamasse as outras plantas para reflorestar o espaço”, disse.

Nascida em Salvador, a artista morou 15 anos em Vitória e já participou de exposições coletivas no Rio de Janeiro e Argentina, além de ter sido convidada para participar de bienais internacionais de arte, como a de Roma e Florença, na Itálila. Esta será a sua primeira exposição individual.

Filantropia

A exposição também tem cunho filantrópico em prol da Santa Casa de Vitória. Segundo a proprietária da galeria, Gorete Thorey, parte das vendas será revertida para a instituição

. “Nossa parceria com a Santa Casa é importante, pois mostra o lado transformador da arte, que promove a inclusão social. A arte é inclusiva. E é isso o que buscamos mostrar quando realizamos eventos beneficentes pela Via Thorey”, disse.

O vernissage acontece na quarta, a partir das 19h na Via Thorey. A partir do dia 6, a exposição estará aberta para visitação, na Via Thorey, em Vitória, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é franca.

Centro de Oncologia

O projeto do Centro de Oncologia faz parte do novo Plano Diretor da Santa Casa, que está em andamento e é responsável por definir os parâmetros e demais recursos que serão necessários para promover a melhoria na prestação do serviço dessa especialidade. A previsão é de que ele seja finalizado nesse semestre e, a partir dele, será traçado o planejamento de instalação do Centro Oncológico. Após finalizado, o Hospital Santa Casa terá capacidade para dobrar o número de atendimentos em oncologia.

Santa Casa de Misericórdia

O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória possui 103 anos, é um hospital geral, de caráter filantrópico, que agrega atividades de ensino, pesquisa e assistência. Localizado na capital do Espírito Santo, é referência estadual e sua história é marcada por competência, inovação e respeito que estiveram presentes em mais de 55 milhões de atendimentos, 1 milhão de internações e 247 mil partos.

Exposição “Sobrevidas” – Bela Baptista

Onde: Via Thorey. Rua Joaquim Lírio, 240, sobreloja, Praia do Canto, Vitória.

Quando: 05/08 a 11/09

Visitação: Segunda a sexta: 9h às 18h / Sábados: 9h às 13h

Entrada: franca