Parte da vida pessoal de Gal Costa, morta em novembro de 2022, veio a tona após uma reportagem da revista Piauí, que conversou com treze pessoas, entre ex-funcionários, amigos e um parente da cantora. Nas declarações, Wilma Petrillo, viúva de Gal, foi acusada de assédio moral, ameaças e golpes financeiros.
O médico Bruno Prado começou revelando que Wilma, que também era empresária da cantora, pediu cerca de 15 mil reais para uma cirurgia nos olhos. Ele chegou a emprestar o dinheiro, mas não recebeu o pagamento no prazo combinado. E, pela matéria da revista, o médico não foi o único que caiu no golpe de Wilma, outras pessoas e amigos chegaram a se afastar de Gal por conta disso.
Bruno ainda contou que sofreu com ameaças após Wilma descobrir a sua orientação sexual:
– Se você continuar me cobrando, eu vou fazer uma coisa muito bonitinha: conto pro teu pai que você é via**. Quando ela falou isso, eu tremi.
E as ameaças de Wilma não pararam por aí:
– Você vai tomar uma surra tão bonita que vai aprender a respeitar os outros. Ela dizia coisas como: você não tem vergonha de pedir dinheiro para uma mulher mais velha, sua bich*?
Um dos funcionários que conversou com a Piauí relembrou um episódio tenso entre a cantora e a esposa, que aconteceu em 2015:
– O dinheiro entra e some, as dívidas não param de chegar. Que tipo de empresária é você?, teria questionado Gal.
– Você é uma velha, as pessoas não querem mais te contratar, rebateu Wilma.
O funcionário ainda disse que o atrito entre elas teria chegado a ser físico.
Guto Burgos, irmão de Gal, revelou que foi afastado por Wilma em 1997. Além dele, a atriz Sonia Braga, também teria se afastado.
– Por favor, eu não quero mais falar disso. É um assunto que me dói muito.
A médium Halu Gamashi, que também era próximo da cantora, lembrou que, por causa do ciúmes de Wilma, passou a se encontrar com a cantora às escondidas.
Outra pessoa que concedeu entrevista à revista foi o produtor Rodrigo Bruggermann:
– Além de ser grosseira, ela fazia mudanças de última hora e aplicava taxas surpresa. Provavelmente nem deixava os convites chegarem até ela.
E nem o enterro de Gal Costa escapou das polêmicas, já que Burgos teria avisado que a irmã deixou claro o desejo de ser enterrada ao lado da mãe, mas Wilma decidiu que o corpo ficaria em São Paulo.