O Festival TV e Cinema de Muqui (FECIN) divulgou os filmes selecionados para a 5ª edição evento, que acontece nos dias 9 e 10 de setembro, no sítio histórico de Muqui. As obras de ficção, animação e documentário serão exibidas na antiga estação ferroviária da cidade.
Os 12 filmes, que participam da Mostra Competitiva, concorrem ao Troféu Catraca, e serão eleitos por um júri técnico. A novidade desse ano é o troféu “Palma”, concebido pela artista plástica Cláudia Puget, em comemoração aos cinco anos de festival e será o prêmio para o filme escolhido por um júri popular composto por 10 moradores de Muqui.
Segundo o curador Ériton Berçaco, o público ficará impressionado com os trabalhos que serão exibidos. “Podem esperar filmes feitos com paixão, humor, amor e arte. A curadoria teve um prazeroso trabalho em escolher filmes com abordagens diferentes sobre o ser humano. Olhares distintos, de várias religiões do Brasil, mas com algo em comum: o desejo de expor afetos com imagens”, comenta.
Durante as inscrições, foram recebidas quase 200 produções de vários lugares ao redor do mundo: do Ceará à Budapeste. As 12 obras selecionadas pela curadoria são de sete estados brasileiros e seus diretores ficarão hospedados na mesma casa no sítio histórico. Os cineastas também participarão de diversas atividades, como: mesas de bate-papo sobre produções cinematográficas com o público.
A novidade deste ano é a exposição “Ciclo de Memória”. A proposta é que, a partir de fotografias, se conte histórias de pessoas e suas bicicletas. A compilação das fotos enviadas montará uma exposição interativa durante todo o festival. O “Ciclo de memória” é também o start para o passeio de bicicleta à moda antiga pelas ruas da cidade, acompanhada pela tradicional fanfara “Avides Fraga”.
O FECIN é uma realização da Caju Produções em parceria com o Instituto Sincades, patrocínio do Sebrae e apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.
Confira os filmes selecionados!
9/9 – Sexta-feira
– Vai que é tua Tafarinha, de George Augusto
Ficção, 5min, Manaus (AM)
– DaliVinCasso de Marcelo Castro e Marlon Tenório
Animação, 11min, São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ)
– Meu 2º Aniversário, de Felipe Rocha
Documentário, 9min, Niterói (RJ)
– Flerte, de Samuel Mariani
Animação, 2min, Campinas (SP)
– Nosztalgia, de Vanessa Malheiros e Wayner Tristão
Híbrido, 3min, Juazeiro (BA)
– Vinillis frutiferis, de Victorhugo Passabon Amorim
Ficção, 16min, Vargem Alta (ES)
– Tocando Meu Destino, de Dandi Queiroz e Juka Morgado
Documentário, 15 min Santos (SP)
– Ainda Não Lhe Fiz Uma Canção de Amor, de Henrique Arruda
Ficção, 16min, Natal (RN)
10/9 – Sábado
– Balú, de Paula Gomes
Ficção, 16min, Salvador (BA)
– Cartas, de David Mussel
Animação, 5min, Rio de Janeiro (RJ)
– Meninos e Reis, de Gabriela Romeu
Documentário, de Juazeiro do Norte (CE)
– Marlindo Paraíso e a Kombi do Amor, de Max Gaggino
Ficção, 20min, Salvador (BA)