Entretenimento e Cultura

Feira Capixaba de Literatura reúne escritores e artistas na Praça do Papa, em Vitória

Teatro, varal literário, contação de histórias, música, artes plásticas. Tudo é literatura. Ferramenta essencial para formação educacional e cultural do cidadão. E quando toda essa arte vem de terras capixabas, é melhor ainda. É isso que propõe a I Feira Literária Capixaba, que acontece entre os dias 15 e 18 de maio, na Praça do Papa, em Vitória.

“O objetivo maior da feira é nós divulgarmos os valores da nossa cultura literária. Alavancar o conhecimento das pessoas com os escritores e artistas capixabas. Nosso intuito não é vender, mas sim fazer com que as pessoas tomem conhecimento da riqueza da arte capixaba”, diz a escritora e membro da Academia Feminina Espírito-santense de Letras (AFESL), Regina Menezes Loureiro.

A entrada é franca e tem atrações para todas as idades. “Tem atrações para todos. Desde os contadores de histórias, teatro e oficinas para crianças, até o café literário, projeção de documentários e outras atrações para os adultos”, conta Regina. A feira também vai receber shows musicais e peças de teatro. Tudo aberto ao público e de graça.

“A literatura está interligada com as outras artes. O que muda é a linguagem, mas tudo é literatura. Na feira queremos mostrar essa interligação da literatura com ela mesma e com outras artes. É isso que forma a cultura da nossa terra”, completa Regina.

Confira a programação completa da I Feira Literária Capixaba aqui.

Convidados e apoiadores

Diversos artistas, dentre contadores de histórias, ilustradores, artistas plásticos, músicos, além de escritores, estarão celebrando as letras capixabas. Gabi Kruger, Rodrigo Campanelli, a artista plástica Angela Goulart e a cantora Madu Marino vão participar do evento, além dos escritores que estão a frente do movimento: Ester Abreu, Francisco Aurélio, Silvana Sampaio, Regina Menezes, Wanda Alckimin, Jo Drumond, Anaximandro Amorim, dentre outros.

A mobilização em prol da arte literária capixaba envolve entidades públicas como a Prefeitura de Vitória, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Estado da Cultura, o Sebrae-ES e também privadas, como a Livraria Logos.