Cultura

Festa da Penha 2025 começa com apelo por acolhimento e esperança

Frei Gustavo critica intolerância e pede mais cuidado com crianças e idosos durante missa de abertura

Festa da Penha 2025 (Foto/Divulgação: Convento da Penha)
Festa da Penha 2025 (Foto/Divulgação: Convento da Penha)

A Festa da Penha 2025 foi aberta oficialmente neste domingo (20), com uma missa campal no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha. A celebração, que marcou também o Domingo de Páscoa, reuniu milhares de fiéis e foi celebrada pelo Frei Gustavo Medella, vigário provincial da Província Franciscana.

LEIA TAMBÉM:

Durante a homilia, Frei Gustavo destacou que os católicos são chamados a ser “tecelões da fé”, costurando suas crenças no dia a dia por meio de atitudes e palavras. Ele alertou que comportamentos como intolerância, julgamento e exclusão rompem a fé cristã e não podem fazer parte da vivência católica.

O frei ainda chamou atenção para a necessidade de proteger as crianças de vícios como o uso excessivo das telas, além de oferecer suporte aos idosos para evitar sentimentos de abandono. Segundo ele, é papel das comunidades eclesiais criar redes de acolhimento que fortaleçam os vínculos e mantenham viva a esperança.

Confira as fotos da abertura:

Na parte final da celebração, Frei Gustavo reforçou que a edição deste ano da Festa da Penha convida todos a serem peregrinos da esperança. Ele usou o exemplo de Maria, descrita como “tecelã por excelência”, e incentivou os fiéis a seguirem os passos do Cristo ressuscitado.

Antes da missa, os freis Gabriel Dellandrea, guardião do Convento da Penha, e Felipe Carretta acolheram os fiéis com uma mensagem de boas-vindas e conduziram a oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora. Frei Gabriel também liderou o primeiro devocional da Festa da Penha 2025.

Programação segue nesta segunda-feira (21)

A programação continua nesta segunda-feira (21) com as seguintes atividades:

  • Missas no Convento: 7h, 9h e 11h
  • Acolhida e oração no Campinho: a partir das 14h, com frades franciscanos
  • Missa do 2º dia do Oitavário: às 16h, com liturgia da área pastoral serrana
  • Devocional: às 19h
  • Bênção para os Casais: às 19h30, com Eliana e Ricardo Sá e Padre Éder Hoffman