Entretenimento e Cultura

Festa de São Pedro terá shows de Raça Negra e Falamansa de graça em Vitória

A 95ª edição da festa acontece na Praça do Papa, do dia 30 de junho a 2 de julho. A expectativa é de que mais de 25 mil pessoas estejam nos três dias de evento

Foto: Divulgação

A Praça do Papa, na Enseada do Suá, será palco da 95ª edição da tradicional Festa de São Pedro, que acontece do dia 30 de junho a 2 de julho, em Vitória.  Entre as atrações, estão confirmados os shows de Raça Negra, na sexta-feira, e Falamansa, no sábado.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A expectativa é de que mais de 25 mil pessoas estejam nos três dias de evento, que terá entrada gratuita faz parte do calendário cultural municipal e estadual. A festa é uma das mais tradicionais do Espírito Santo, tendo sido uma festividade criada pela Colônia de Pescadores da Praia do Suá. 

Neste ano, reunirá música, culinária e religiosidade de sexta a domingo. Na estrutura do evento estão previstas 60 barracas de comidas e bebidas, palco completo com iluminação, cidade cenográfica e banheiros químicos.

Por trás das comemorações, uma tradição de quase um século no Estado: os primeiros dias serão marcados por muita festa, já o terceiro dia da 95ª Festa de São Pedro será dedicado à religiosidade. 

Às 10 horas do domingo, a tradicional procissão marítima sairá da Praça do Papa em direção à Ilha do Príncipe. Está prevista a participação de mais de 100 embarcações.

Programação:

Foto: Divulgação/PMV

Sexta-feira (30)

Emerson Xumbrega – 20h
Raça Negra – 22h

Sábado (01)

Banda da Guarda Municipal – 18h
Evandro e Raniery – 20h
Falamansa – 22h

Domingo (02)

Procissão marítima – 10h
Alison e Herlon – 16h
Carol e Priscila – 18h

Quem foi São Pedro?

– São Pedro é tão popular que mesmo quem não é católico já deve ter ouvido falar que as chuvas são “responsabilidade” dele. É também o santo que dá continuidade aos festejos juninos. Seu dia é 29 de junho.

– Simão, seu verdadeiro nome, nasceu na Galileia e vivia da pesca até ser convocado por João Evangelista, o São João, para ser um dos apóstolos de Jesus Cristo. Ele acabou se tornando um dos seguidores prediletos e mais próximos. Devido a esse fato, Cristo lhe deu o nome de Pedro (que significa pedra, rocha).

– Pedro tornou-se o líder do grupo dos 12 apóstolos após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus. É por isso que São Pedro é considerado o primeiro bispo de Roma, isto é, o primeiro papa da história.

Leia também:

>> Com sucessos das antigas, Belo faz show em Vitória

>> Festival gratuito de filmes ao ar livre terá 4 dias de programação na Serra