Entretenimento e Cultura

Festival de cinema itinerante acontece sexta e sábado em Vitória

Na sexta (13), o evento irá ocorrer na Praça Costa Pereira, no Centro da cidade, e no sábado (14), a sessão será em São Pedro, também em Vitória, ambas às 18 horas

Foto: Angélica Goudinho

Uma mostra de cinema vai percorrer bairros de Vitória. É o Mostra Festival Cinema de Vitória Itinerante, que ocorrerá nesta sexta-feira (13) e sábado (14), e vai promover duas sessões abertas para o público, com filmes produzidos no Brasil e no Espírito Santo.

Na sexta (13), o evento irá ocorrer na Praça Costa Pereira, no Centro da cidade, e no sábado (14), a sessão será em São Pedro, também em Vitória, ambas às 18 horas. 

LEIA TAMBÉM:

Chegou o Que Faltava inicia venda de fantasias para 2025

Com estátuas do Homem-Aranha autografadas, casa de Stan Lee é colocada à venda

Vídeo: saiba o que a Chegou o Que Faltava vai levar para o desfile

Os filmes que irão ser apresentados na Mostra serão: o longa-metragem Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria, os curtas-metragens O Passarinho Menino, de Ursula Dart; e Saudades em Cor, de Arthur Felipe Fiel, e o videoclipe Água Salgada, da artista Ada Koffi, com direção de Wyucler Rodrigues.

Uma sala de cinema com cadeiras para os espectadores será montada para as exibições dos filmes, com equipamentos de projeção, como telão de LED e som.

O festival tem o objetivo de promover a difusão do cinema brasileiro e do audiovisual capixaba e promover a democratização do acesso à cultura com foco na formação de plateia.

Filmes que serão exibidos

Os filmes que serão exibidos pela Mostra foram produzidos em 2023 e 2024, sendo três obras capixabas e um longa-metragem que conta a história de dois artistas populares em todo o país.

Água Salgada, do diretor Wyucler Rodrigues, constrói um trabalho visual tendo a dança e o mar como tela para a canção homônima de Ada Koffi, que tem a fé e a ancestralidade como base para homenagear a Rainha do Mar.

Já a animação Saudades em Cor, de Arthur Felipe Fiel, conta a história de um menino que, após perder um parente para um vírus desconhecido, revisita em memória suas experiências com seu ente querido. 

A ficção O Passarinho Menino, de Ursula Dart, conta a história do menino Leozinho que reinventa o legado do seu avô, a liberdade.

Fechando a programação, a exibição do filme Nosso Sonho, Eduardo Albergaria, cinebiografia da dupla Claudinho e Buchecha. O filme, protagonizado pelos atores Lucas Penteado e Juan Paiva, é contado a partir do ponto de vista de Buchecha e destaca a força de superação da dupla diante dos dramas e tragédias. 

O público também conhecerá como foram compostas algumas das canções que conquistaram várias gerações.

O evento será gratuito, com a classificação livre para todos os públicos, terá tradução em libras.

Serviço

Mostra Festival de Cinema de Vitória Itinerante
13 e 14 de dezembro
Centro de Vitória e São Pedro
Centro de Vitória
Quando: 13 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Praça Costa Pereira, Centro de Vitória (em frente ao Hub ES+)
São Pedro
Quando: 14 de dezembro (sábado)
Horário: 18 horas
Local: Orla de São Pedro em frente a Unidade de Saúde Ilha das Caieiras – Av. Beira Mar, 190, São Pedro
Filmes
Nosso Sonho (longa-metragem)
de Eduardo Albergaria
FIC, 120’, RJ, 2023
Sinopse: “Nosso Sonho” é uma cinebiografia de “Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira. A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção.
O Passarinho Menino (curta-metragem)
de Ursula Dart
FIC, 15’, ES, 2023
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Leozinho reinventa o legado de seu avô Juvenal, a liberdade.
Saudades em Cor (curta-metragem)
de Arthur Felipe Fiel
ANI, ES, 10’, 2023
Sinopse: Após perder seu avô para um vírus desconhecido, sem nem mesmo ter a chance de dele se despedir, um pequeno garotinho revisita, em memória, suas vivências e experiências com seu já partido ente querido. Após encontrar uma fotografia do seu avô consigo, ainda mais menino, o pequeno vai à sua cama e abre o livro de histórias que, na fotografia, seu avô segurava enquanto para ele lia. É a partir de um mergulho naquelas multicoloridas narrativas que o pequeno menino ressignifica sua dor, transformando Saudades em Cor.
Água Salgada (videoclipe)
de Wyucler Rodrigues. Artista Ada Koffi
VID, ES, 5’, 2023
Sinopse: “Água Salgada” é um videoclipe que retrata a fé e o amor na rainha do mar, é um balaio que se constrói junto e que sai ao encontro das águas pelas mãos de Ada, Jay e Jaciara, acompanhados do balé dos “filhos que são como peixes”, Odoyá!