Entretenimento e Cultura

Festival de Histórias Infantis de Cachoeiro seleciona 12 contadores

A primeira edição do evento começa no dia 14 e será encerrada no dia 18 deste mês, data em que Monteiro Lobato nasceu e é comemorado o Dia do Livro

O Festival de Histórias Infantis é organizado pelo Ponto de Cultura Escola de Teatro Darlene Glória, de Cachoeiro Foto: ​Divulgação

Os contadores de histórias que vão participar do 1º Festival de Histórias Infantis, organizado pelo Ponto de Cultura Escola de Teatro Darlene Glória, de Cachoeiro de Itapemirim, foram selecionados. O evento, que acontece do dia 14 ao dia 18 deste mês, é uma das atividades de sensibilização do público para a VI Bienal Rubem Braga. 

Ao todo, 12 contadores foram selecionados. Eles vão pôr em foco a literatura infantil capixaba, a partir de ‘contações’, que serão encerradas no dia 18, data em que nasceu Monteiro Lobato e em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. Todas as apresentações serão gratuitas. 

De acordo com o professor gerente de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura de Cachoeiro, Lucimar Costa, contadores de outras regiões do Espírito Santo estão entre os participantes e vão ajudar a divulgar a literatura produzida no estado, que ainda é pouco conhecida pelo grande público.

“Quando a gente fala em ‘contação’, a maioria fica presa aos clássicos universais. Ao focarmos na literatura capixaba, abrimos esse leque para contarmos outras histórias, produto de outras épocas e permitimos que novos livros se perpetuem, novas realidades sejam contadas, dentre as quais, a da nossa gente”, disse.

Bienal Rubem Braga

A atividade ajuda a sensibilizar e a divulgar a edição deste ano da Bienal Rubem Braga, um dos maiores eventos culturais do sul do estado. De 31 de março a 5 de junho, a Praça de Fátima, no Centro, vai receber escritores, estudantes, artistas e leitores, de Cachoeiro e de vários outros pontos do país, para debates sobre literatura, feira de livros, oficinas, show e outras atividades de uma ampla programação gratuita que está sendo definida pela Secretaria Municipal de Cultura.

Contadores e histórias selecionados pelo I Festival de Histórias Infantis:
– Eliane Lima – história: ‘Babita, a sapa com medo de água suja’, de Beny Bárbara
– Eliane Correia – história: ‘O urubuzinho que queria cantar’, de Leônidas Lobato
– Pequenos Contadores – história: ‘A lenda da Pedra Menina’, de Waldemiro Emery de Carvalho
– Claudson Mendes – história: ‘A menina e o anjo’, de Fabiano Moraes
– Marcela Amistá – história: ‘A casa mal assombrada’, de Neuza Jordem
– Luma Mara Dias – história: ‘A coruja que se gabava’, de Conceição Aparecida Giori
– Paulo Faccin – história: ‘O menino e a atiradeira’, de Fabiano Moraes
– Jonatas Motta – história: ‘A mãe do ouro’ – lendas capixabas
– P.C. Escola de Teatro Darlene Glória – história: ‘Caravelas da imaginação’, de Alvarito Mendes
– Ivanélia Moraes – história: ‘Rio mar com sede’, de Tânia Lúcia Marchiori
– Talita Miranda – história: ‘Um vizinho muito espinhoso’, de Evandro Moreira
– Noemi Nantes – história: ‘A lenda do pássaro de fogo’ – lendas capixabas