A música vai tomar conta das ruas de Domingos Martins entre os dias 18 e 27 de julho, por conta do mais importante evento de música erudita e popular do Espírito Santo: o Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular. O lançamento oficial do evento acontece na próxima terça (1º), no Palácio Anchieta, às 19 horas, em Vitória.
O lançamento tem o objetivo de apresentar a programação oficial de atrações, o conceito, a estrutura, bem como a dinâmica que envolve as oficinas instrumentais e pedagógicas e seu caráter de incentivo ao aperfeiçoamento musical, razão pela qual o Festival foi criado
Para o prefeito de Domingos Martins, Luiz Carlos Prezoti Rocha, o Carlinhos Borboleta, o Festival é uma vitrine para o município em todo o mundo. “É com grande satisfação e alegria que anunciamos o lançamento deste importante evento para nosso município que nos dá visibilidade nacional e internacional, dando-nos a oportunidade de mostrar o que temos de melhor”, disse o prefeito.
Durante o lançamento, os presentes serão convidados a conhecerem os sabores que serão servidos durante o Festival de Inverno. Restaurantes e cafés preparam pratos especialmente para o evento que movimenta a região serrana. Ao final, haverá apresentação do músico, regente e pianista Wagner Tiso e Camerata do SESI.
Sobre o Festival de Inverno
Para esta que é a 21ª edição, a organização promete fazer com que a população local, participantes e os visitantes do festival tenham uma experiência de vivência diferente com a música. “Nosso objetivo é que cada um que por aqui passar durante os dez dias de evento não só ouça, mas sinta, respire e viva a música. Para isso, estamos trabalhando em comissões para que moradores, alunos, turistas e participantes tenham momentos inesquecíveis de interação musical”, ressaltou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Wellington Bleidorn.
Uma das interfaces mais características do evento é a de aperfeiçoamento musical, por meio de oficinas de capacitação que permitem potencializar a qualidade técnica em diversos instrumentos. “O Festival se caracteriza, sobretudo, pelo incentivo à prática da música instrumental, pelo intercâmbio entre músicos de procedências diversas e pelos aprimoramentos técnicos, por meio de oficinas com professores de renome nacional e internacional. Além de estimular a convivência enriquecedora e saudável com a música de qualidade”, destaca o coordenador artístico e pedagógico do evento, Erlon Paschoal.
Além de diversas apresentações musicais em Campinho, o Festival oferecerá 32 oficinas distribuídas pelos distritos da Sede, Paraju, Melgaço e Aracê – e outras nas cidades vizinhas de Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. Serão cursos de Canto Popular, Clarinete, Contrabaixo Elétrico, Flauta, Piano, Regência Coral, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba e Bombardino, Viola, Violão Popular, Violino, Concertina e Sanfona e Violoncelo, entre outras.
Serviço
Lançamento do Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins-ES
Data: 1º de julho (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Palácio Anchieta
Atração: Apresentação musical de Wagner Tiso