Entretenimento e Cultura

Frio e 70 horas de música: Festival de Inverno de Domingos Martins começa nesta sexta-feira

No sábado, a cantora Zizi Possi apresenta seu show "Tudo se Transformou", uma referência a um dos mais belos sambas de Paulinho da Viola. O encerramento da será com Saulo Simonassi

Zizi Possi, Saulo Simonassi, entre outras atrações, se apresentam durante o festival Foto: Divulgação

Domingos Martins se tornará a “Capital da Música” nesta sexta-feira (18). Durante dez dias de intensa programação artística e pedagógica, a cidade realiza seu 21º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular que segue até o dia 27 de julho. São mais de 60 atrações que garantirão aproximadamente 70 horas de apresentações musicais às cerca de 60 mil pessoas que devem passar pelo município.

No próximo sábado (19), a programação começou logo cedo, às 9h, com a abertura da exposição “Instrumentos Musicais Antigos”, na Casa da Cultura. Às 11h, o Núcleo de Excelência Pianística da Fames apresenta um recital na Igreja Luterana. A partir de meio dia, a Rua de Lazer vira palco livre para músicos que queiram apresentar seu trabalho. E se o objetivo é viver a música, a praça de alimentação também terá apresentações. Eduardo Alexandre Lopes sobre ao palco do local ao meio dia. Recital Duo Claudia e Lício e Quarteto Thymos e Cantora Hélène Walter, da França, se apresentam na Igreja Luterana, seguidos de Roger Bezerra, no coreto da praça. 

Ainda no sábado (19), a cantora Zizi Possi apresenta seu show “Tudo se Transformou”, uma referência a um dos mais belos sambas de Paulinho da Viola. A cantora leva também para o palco canções de outros autores da música brasileira como Chico Buarque, Geraldo Vandré, Anastácia, Dominguinhos, Guilherme Arantes, Gonzaguinha e inéditas na sua voz. O encerramento da programação será com o guitarrista, cantor e compositor Saulo Simonassi. 
Saulo Simonassi define sua linguagem como artista solo dando como exemplo seu critério para montar o repertório do show para o Festival. “Procurei selecionar músicas que mostram e valorizam meu lado cantor e instrumentista”, revela Simonassi que estará acompanhado por Fausto Lessa no contrabaixo acústico & elétrico, Gabriel Ruy na bateria e Roger Bezerra nos teclados.

No repertório estão as autorais ‘Código Morse’ e ‘Tá Osso’, ‘Ainda estou aqui’, ‘A noite do Blues’ e ‘You better think twice’. O artista apresenta ainda duas releituras de compositores capixabas: ‘Festa no Céu’, de Carlos Papel e Alexandre Lima, e ‘O tom azul do Blues’, de Paulo Branco. Canções de Jimi Hendrix, Muddy Waters, BB King e Eric Clapton completam o show. 

Ritmos variados no domingo

A programação musical do primeiro domingo do Festival de Inverno começa com o Recital do Núcleo de Excelência Pianística da Fames na Igreja Luterana. O chorinho dará o tom das apresentações na Praça de Alimentação com o Grupo Três Elementos. Depois, Carlinhos do Acordeon será a atração. Para encerrar a tarde, a Banda do 38º BI do Exército (Palco) traz uma rica apresentação para o Festival. À noite o coral do Instituto Preservarte e Tony Ribeiro Acústico encerram o dia de evento. 

O Festival segue até o dia 27 de julho e durante todos os dias os participantes serão convidados a viver a música em diversas partes da cidade. Além das tradicionais oficinas musicais, concertos, orquestras, shows, palestras, recitais e exibição de filme estão entre as atividades para os dez dias de evento. 
Neste ano, a Prefeitura é organizadora do Festival juntamente com o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau; Patrocínio do Sebrae, Banescard, Fames; e apoio do Sicoob, Coroa, Associação Comercial de Domingos Martins, do Governo do Estado por meio das Secretaria de Cultura e a de Turismo e comunidade martinense, apoio cultural do Instituto Sincades. Já a agência oficial é a Rejane Turismo.

Programação do fim de semana

18 de julho (Sexta-feira)

20h: Abertura Oficial do Festival (Palco) 
21h: Natércia Lopes com Banda da Polícia Militar do Espírito Santo (Palco) 
22h: Idalina Dornelas (Coreto Pracinha) 
00h: Marcelo Ribeiro (Palco)

19 de julho (Sábado) 

9h: Abertura da Exposição “Instrumentos Musicais Antigos” (Casa da Cultura)
11h: Recital do Núcleo de Excelência Pianística – Fames (Igreja Luterana)
12h às 22h: Palco Livre (Rua de Lazer)
12h: Eduardo Alexandre Lopes (Praça de Alimentação)
18h: Recital Duo Claudia e Lício (Igreja Luterana)
19h: Quarteto Thymos e Cantora Hélène Walter – França (Igreja Luterana)
20h: Roger Bezerra e Banda(Coreto Pracinha)
22h: Zizi Possi (Palco)
00h: Saulo Simonassi (Coreto Pracinha)

20 de julho (Domingo)

11h: Recital do Núcleo de Excelência Pianística – Fames (Igreja Luterana)
12h às 22h: Palco Livre (Rua de Lazer)
12h: Grupo de Chorinho Três Elementos (Praça de Alimentação)
14h: Carlinhos do Acordeon (Praça de Alimentação)
16h: Banda do 38º BI do Exército (Palco)
16h: Encontro com os Professores do Festival (Auditório da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth)
18h: Instituto Preservarte (Coreto Pracinha)
20h: Tony Ribeiro Acústico (Praça de Alimentação)
b