Entretenimento e Cultura

Festival de Teatro de Vitória começa nesta quinta com 22 espetáculos de graça; veja programação

Produções do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Tocantis e da Argentina estarão em programação que vai até 21 de outubro

Foto: Divulgação

Peça “O Auto da Compadecida” abre a programação do Festival Nacional Cidade de Vitória (Fenatevi)

Após dois anos, o Festival Nacional Cidade de Vitória (Fenatevi) volta a ser totalmente presencial, com o fim das restrições da pandemia de coronavírus. A 18ª edição traz 22 espetáculos gratuitos, com uma programação que começa nesta quinta-feira (13) e vai até 21 de outubro e que leva peças do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e uma montagem internacional da Argentina, para palcos da Grande Vitória e também para praças da capital. Os ingressos gratuitos serão distribuídos em até uma hora antes do espetáculo.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Um clássico da literatura brasileira é que abre a programação. A releitura de “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, do grupo mineiro Maria Cutia, é atração às 19h30 no Teatro Glória, no Centro Cultural Sesc Glória. 

A trama traz as aventuras picarescas de João Grilo e Chicó, que começam com o enterro e o testamento da cachorra do padeiro e de sua mulher e acabam em uma epopeia milagrosa no sertão, envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. Todo o cenário e as canções são executadas ao vivo na peça, também foram adaptados para a encenação.

O diretor Gabriel Villela faz nessa adaptação uma analogia estética entre a cor dos figurinos e a cor da lama do rompimento das barragens de mineradoras em Minas Gerais.

Na sexta-feira (14), serão apresentados dois espetáculos capixabas no Palácio Sônia Cabral: “O Biombo”, do Coletivo Arteé, às 14h30, e “O Fidalgo Burguês”, de Abel Santana, às 19h30. 

Foto: Divulgação

Peça teatral “O Biombo” do Coletivo Arteé (ES) é atração nesta sexta (14) no Palácio Sônia Cabral, em Vitória

A primeira montagem traz a história dos encontros e desencontros entre o Palhaço Bufunfa e a Palhaça Milli. Uma peça cômica de palhaços mudos, mas cheia de musicalidade e brincadeiras. 

Já a segunda é uma adaptação para o texto de Molière e destaca as aventuras de Monsieur Jourdain, um burguês rico que deseja, a todo custo, tornar-se aristocrata e ser amigo do rei.

Encerrando a primeira semana do evento, o Palácio da Cultura Sônia Cabral vai abrir as portas neste sábado (15) e domingo (16) para receber os espetáculos “Chuva de Anjos”, do Teatro Kaus Cia Experimental, de São Paulo; “Jubarte”, uma aventura oceânica”, do grupo Cine Teatro Ribalta e “Kondima sobre travessias”, do Troupp Pas D’argent, do Rio de Janeiro.

Mais peças

A segunda semana do Fenatevi será marcada por apresentações para todos os públicos. Na segunda-feira (17), o grupo ArtPalco, de Tocantins, vai apresentar “Caso insano 2”, prometendo ao público gargalhar até doer o maxilar.

Já na terça-feira (18) o grupo Cia Contramanos, da Argentina, vai levar “O show de galetina e azulejo” para a Praça Costa Pereira, ao meio-dia. Dois palhaços chegam ao palco com um objetivo aparentemente simples: fazer seu show. Eles já têm tudo preparado, chegam com as melhores expectativas e prontos para começar. Mas eles rapidamente descobrem que nada é tão fácil, pois todos os tipos de problemas e coisas inesperadas acontecerão entre número e número que os levarão a situações absurdas e engraçadas. 

Foto: Divulgação

Peça “O Fidalgo Burguês”, do Grupo de Teatro Arte Oficina (ES) é atração na sexta-feira (14) no Palácio Sônia Cabral

Entre brigas, reconciliações, fracassos, vitórias e diversas interrupções; ambos finalmente conseguem terminar um show com muito mais jogo do que esperavam originalmente, unindo o teatro com o circo e baseia-se no humor físico e na mímica para unir diferentes quantidades de habilidades como malabarismo, contorção, acrobacia, dança e outras disciplinas que estão presentes e levam o público através de uma história cheia de magia e poesia.

LEIA TAMBÉM: Camarotes do Carnaval de Vitória 2023 esgotam; veja quais ingressos estão disponíveis e valores

O Grupo de Teatro Rerigtiba vai fechar a programação do Fenatevi com chave de ouro, na sexta-feira, 21 de outubro, com a apresentação de “Janela”, um jogo cênico de imaginação guiado por três máscaras que relacionam seus modos de fazer as coisas e seus afetos, procurando compartilhar com a plateia a simplicidade e o encantamento de alguns momentos do convívio humano.

Homenagens

Como em todas as edições, figuras que contribuem ou contribuíram para o fomento à cultura serão homenageados. Este ano as homenagens serão dedicadas ao ator e diretor teatral Marco Ortiz, falecido em dezembro de 2021

Foto: Sol da Terra Orgânicos/Instagram

O diretor e ator Marco Ortiz, falecido em dezembro de 2021, será homenageado no Fenatevi deste ano

Ele iniciou atividades artísticas em 1956, com “O casamento de Dona Baratinha”. A partir de 1973 atuou com várias participações em interferências, performances e todas as montagens do Grupo Sol da Terra, dentre elas: “Auto de Frei Pedro Palácios”, “Caminhada Ecológica em Busca do Tesouro” e “Raízes Afro-Brasileiras, Estórias sem pé nem cabeça”.

Outro homenageado é Eliezer de Almeida, ator e diretor profissional com experiência nas áreas de teatro, cinema e TV. Iniciou sua vida artística nos anos 80, inclusive com experiência como aluno na companhia de Teatro na Europa na Cia. Intimo Sutil Ensemble dos Suíços Italiano, sob a direção das mestres Daniele Finzi Pasca e Maria Tereza Bonzomy. 

No teatro, teve vivências com José Celso Martinez Correa, Celso Nunes, Amir Haddad entre outros. No cinema atuou nos filmes “Guerra de Canudos” e “Lamarca” do cineasta Sergio Rezende, em que foi premiado em 1995 como melhor ator coadjuvante. Atualmente participa no grupo T.E.C. Teatro Experimental Capixaba.

Ações formativas

Serão ofertadas ainda as oficinas: “Teatro Socialmente Engajado: Vera Viana e Vianinha no Ato”, ministrada pelos professores William Berger e Leticia Braga, de 14 a 16 de outubro; “Palhaçaria e Comicidade Física”, com Cia. LaMínima, dia 16 de outubro; “O corpo para cena”, de 17 a 19 de outubro, com Markus Konká e “oficina de direção”, de 19 a 21 de outubro, ministrada por Amir Haddad.

Confira a programação do Fenatevi:

Dia: 13 de outubro (quinta-feira)

20h – Espetáculo: AUTO DA COMPADECIDA

Grupo: Maria Cutia – MG

Local: Teatro SESC Glória – Centro Cultural SESC Glória

Dia: 14 de outubro de 2022 – Sexta-feira

14h30 – Espetáculo: O BIOMBO

Grupo: Coletivo Arteé – ES

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

19h30 – Espetáculo: O BURGUÊS FIDALGO

Grupo: Grupo de Teatro Arte Oficina – ES

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

Dia: 15 de outubro de 2022 – Sábado

20h – Espetáculo: CHUVA DE ANJOS

Grupo: Teatro Kaus Cia Experimental – SP

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

Dia: 16 de outubro de 2022 – Domingo

15h – Espetáculo: REPRISE

Grupo: LaMínima Circo e Teatro – SP

Local: Escola Técnica de Teatro, Dança e Música – FAFI

16h – Espetáculo: JUBARTE – UMA AVENTURA OCEÂNICA

Grupo: Cine Teatro Ribalta – ES

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

19h – Espetáculo: KONDIMA SOBRE TRAVESSIAS

Grupo: Troupp Pas D’argent – RJ

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

Dia: 17 de outubro de 2022 – Segunda-feira

19h – Espetáculo: CASO INSANOS 2

Grupo ArtPalco – Araguaína – TO

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

Dia: 18 de outubro de 2022 – Terça-feira

12h – Espetáculo: O SHOW DE GELATINA E AZULEJO

Grupo: Cia Contramanos – Argentina

Local: Praça Costa Pereira

19h – Espetáculo: SOB O AZUL DO CÉU

Grupo: Vanessa Frisso – parceria entre os artistas – ES

Local: Teatro Frei Civitella Del Tronto – Campo Grande – Cariacica

20h – Espetáculo: PASSARINHEIROS

Grupo: Repertório Artes Cênicas e Cia – ES

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

Dia: 19 de outubro de 2022 – quarta-feira

15h – Espetáculo: O LIVRO MÁGICO E A DANÇA DIVERTIDA

Grupo: Grupo Oficinarte de Teatro – ES

Local: Teatro Frei Civitella Del Tronto – Campo Grande – Cariacica

19h – Espetáculo: A BRUXA DE TOLEDO

Grupo: Grupo de Teatro Artífices – ES

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

Dia: 20 de outubro de 2022 – Quinta-feira

12h – Espetáculo: PATINHO FEIO

Grupo: Cia Teatral JC – ES

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

15h – Espetáculo: BUMBA MEU BOI

Grupo: Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira – ES

Local: Praça Costa Pereira

19h – Espetáculo: SER OU NÃO SER HAMLET

Grupo: Os Trágicos da Cidade – RJ

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

Dia: 21 de outubro de 2022 – Sexta-feira

20h – Espetáculo: JANELAS

Grupo: Grupo de Teatro Rerigtiba – ES

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

Ingressos: 

Ingressos gratuitos na abertura, dia 13 de outubro, a partir das 18h: 02 ingressos por pessoa.

Ingressos gratuitos 1h antes da apresentação do espetáculo escolhido: 02 ingressos por pessoa.

Mais informações: (27) 3222-0869 / 99698-0869 (WhatsApp)