De 13 a 21 de outubro, Vitória se tornará a capital brasileira do teatro. O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória chega a sua 12ª edição, trazendo grandes peças nacionais e capixabas com temáticas diversas e para todos os públicos.
Toda a programação é gratuita e vai ocorrer em diversos pontos da capital e de Cariacica: Teatros Carlos Gomes, Teatro Universitário UFES, Sesc Glória e Centro Cultural Frei Ubaldo Favagallo da Civitella Del Tronto (Cariacica), além das apresentações do Teatro de Rua que este ano será na praça Costa Pereira (Centro de Vitória) e na praça da Igreja São João Batista (Cariacica Sede). A programação inclui ainda palestras, sarau literário, lançamento de livros e oficinas gratuitas.
A escolha da programação local do evento foi lançada, entre o final de setembro e começo de outubro, por meio de um edital que selecionou oito espetáculos e dois convidados, divididos em três categorias: adulto, infantil e teatro de rua.
De acordo com a atriz, idealizadora e coordenadora geral do evento, Beth Caser, o festival reafirma a importância do teatro tanto para a produção local quanto para a vida cultural da cidade.
“O Teatro é fundamental na formação cultural de qualquer povo. Além de nos mostrar a Cultura, a forma de pensar de determinada época e o contexto social, o Teatro nos faz rir e chorar. É uma das expressões artísticas mais fortes de qualquer povo”, destaca Beth.