O município de Afonso Cláudio vai receber entre os dias 15 e 16 de setembro, o Festival Nacional de Viola do Vargedo.
O Festival recebe duplas de várias partes do país, selecionadas, previamente, por meio de edital de chamamento público.
>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Ao todo, seis duplas vão se apresentar nas duas noites de evento, sendo sexta-feira (15) e sábado (16 de setembro), com músicas inéditas ao som da viola caipira.
O Fenavivar tem o objetivo de divulgar a cultura sertaneja e novos talentos do Estado e do país, nesse sentido, seis duplas de violeiros, vindos de várias partes do país, disputam o prêmio de melhor canção da noite.
Além disso, nomes como Mineirinho e Gabriel, Tiel Martins e Elói Francisco, além de André Matos e Calil, sobem ao palco para mostrar o melhor da moda de viola.
Os cantores se apresentam no palco montado no Terreirão, local usado pela comunidade de Vargedo, durante o ano, para secar café. Uma propriedade centenária da região.
Segundo o presidente do Clube Afonsoclaudense de Viola (Clav), Jorge Saiter, que organiza o evento, foi montado uma porteira na chegada da comunidade para receber os visitantes, no local terá um berranteiro dando boas-vindas para quem for curtir o Festival.
“Nosso evento é um grande acontecimento na nossa comunidade. Temos vários violeiros aqui na cidade e isso nos despertou o desejo de criar o evento aqui, para que mais pessoas pudessem ter acesso a moda de viola. Por isso, o objetivo do evento é valorizar a viola caipira, além de criar oportunidades para os empreendedores locais”.
Além da música, o Fenavivar vai receber empreendedores do artesanato capixaba, agroindústria e os Micros Empreendedores Individuais (MEIs). Já a cozinha do Fenavivar será comandada pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade, a finalidade é conectar a comunidade com esse tema.
“Nossa expectativa é que cerca de três mil pessoas passem pelo evento. Estamos esperando os amantes da viola caipira e do sertanejo raiz”, disse Jorge Saiter.
Já o violeiro André Matos, que também faz parte da diretoria da Clav e se apresenta no evento, disse que os músicos interessados em participar do concurso devem acessar a conta @Fenavivar no Instagram e baixar o edital.
As inscrições seguem até domingo (20).
“O Festival tem um formato de mostra cultural as seis duplas selecionadas levam um prêmio de R$ 3 mil cada uma. No dia do evento eles disputam o Prêmio Povo, em que o próprio público fará a votação e será eleita a dupla que mais agradar o público”.
André Matos disse ainda que cada dupla vai apresentar cinco músicas, sendo a música de trabalho, que deve ser inédita, e as outras quatro de ser sertanejo raiz.
“Nas edições passadas o Festival recebeu violeiros vindo de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Nossa expectativa é que neste ano, o evento receba ainda mais inscrições vindo de outras partes do país”, destacou o violeiro.
ACOLHIMENTO DAS DUPLAS DE VIOLEIROS
A comunidade está preparada para receber a todos. Inclusive, um dos orgulhos dos moradores é receber os violeiros em suas casas, no famoso estilo cama e café.
Trabalhadores rurais e pequenos produtores oferecem, de forma voluntária, abrigo e comida as duplas de violeiros que vê de outros cidades e estados.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
DIA 15 DE SETEMBRO
19h – Abertura oficial do Festival com a Benção dos Violeiros
20h – Mostra Musical com a apresentação das seis duplas selecionadas
22h – Show com Mineirinho e Gabriel
23h – Show com André Matos e Beto Calil
DIA 16 DE SETEMBRO
19h – Apresentação de Violeiros Afonsoclaudenses
20h – Mostra Musical com a apresentação das seis duplas selecionadas
22h – Show com Eloy e Tiel
23h – Roda de viola (Todos os violeiros)
6º FESTIVAL NACIONAL DE VIOLA DO VARGEDO (FENAVIVAR 2023)
Data: 15 e 16 de setembro
Hora: a partir das 19 horas
Local: Terreirão, na comunidade de Vargedo, em Afonso Cláudio
Entrada franca
A organização do evento fica por conta do Clube Afonsoclaudense de Viola (Clav), em conjunto com o Instituo Panela de Barro, com apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e prefeitura Municipal de Afonso Cláudio.