Entretenimento e Cultura

Filme capixaba compete no maior festival de documentários da América Latina

Curta-metragem que discute o abuso sexual de mulheres na infância estreia dia 25 de abril. A mostra que está na 22ª edição é a mais importante da América Latina

O filme “Se você contar” tem como tema central o abuso sexual de mulheres na infância Foto: Reprodução

O filme “Se você contar”, dirigido pela capixaba Roberta Fernandes, é um dos nove curtas selecionados do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade. A mostra que está na 22ª edição é a mais importante da América Latina e escolhe o representante brasileiro ao Oscar 2018. Este ano, o evento será realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo, de 20 a 30 de abril.

O curta é a estreia de Roberta Fernandes e também da produtora Andaluz Filmes. O documentário tem 29 minutos e aborda como tema central o abuso sexual de mulheres na infância. Para a jornalista e diretora do filme, o objetivo do curta é ajudar a quebrar o silêncio das vítimas. Segundo Roberta, a ideia de fazer o filme surgiu da percepção de que muitas mulheres que ela conhecia haviam sofrido abuso sexual na infância, mas mantiveram suas histórias em segredo por medo de represálias ou da reação da família. Ao longo do processo de produção do documentário, ela percebeu que há um tabu sobre o assunto na sociedade e que muitas vítimas acabam sofrendo com a reação das pessoas.

 “Algumas vítimas não quiseram participar das gravações porque não tinham contado a história sequer para a mãe ou o marido. São agressões que permanecem em segredo e deixam os responsáveis livres, enquanto as vítimas sofrem pela vida inteira”, explica Roberta.

O filme apresenta cinco mulheres vítimas de violência sexual na infância ou na adolescência. Elas narram oito histórias de abuso, o que deixa o espectador na dúvida se elas estão narrando as próprias memórias ou relatos de vítimas que não conseguiram aparecer diante da câmera. “Isso é um dispositivo que utilizamos para proteger algumas vítimas, mas pouco importa quem narra a história de quem. O filme é sobre todas as mulheres que sofreram ou ainda sofrem abuso sexual e sobre como elas querem ser ouvidas pela sociedade”, conclui Roberta.

Locais e horário de exibição

“Se você contar” está entre os nove filmes que competirão na categoria melhor curta-metragem brasileiro. No Rio de Janeiro, será exibido no dia 25 de abril, às 15h, e no dia 26, às 14h, Espaço Itaú Botafogo. Em São Paulo, o filme terá exibição no dia 27 de abril, às 17h, no Cinearte, e dia 30, também às 17h, no Itaú Cultural.