Invasão alienígena na Serra

Conheça Pirâmides, a ficção científica 100% capixaba que mistura humor e aventura

Diretor Alex Buck deu detalhes sobre a produção e desafios de fazer cinema independente no Espírito Santo

Filme Pirâmides
Filme Pirâmides é a primeira ficção científica gravada na Serra (Foto: Divulgação/Pirâmides)

Quem diria que a Serra seria o local escolhido para uma invasão alienígena? Pirâmides, o primeiro filme de ficção científica produzido e filmado no município, vai contar melhor essa história.

Com estreia marcada para esta quarta-feira (09), às 20h, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em um evento gratuito, o longa está em produção desde 2018.

LEIA TAMBÉM:

Alexander Buck, cineasta, roteirista e diretor, contou em entrevista ao Folha Vitória que a ideia sempre foi fazer ficção científica, mas que o roteiro mudou de direção ao longo do tempo — e ele decidiu transformar o projeto em uma comédia para toda a família.

A brincadeira é a gente fugir da realidade para conseguir gravar, se divertir ali no processo, criar efeitos especiais, criar personagens alienígenas, enfim. Meu lance sempre foi esse. Eu leio ficção científica desde criança, sou uma apaixonada por literatura, e na literatura a imaginação é livre. A gente pode imaginar o que quiser, explicou.

A histórica acompanha uma jovem que, para sobreviver à chegada de seres de outro planeta, precisa encarar os malucos jogos criados pelos invasores. Tudo isso, no cenário 100% capixaba.

Filme Pirâmides
Longa mistura humor, aventura e um toque de caos interplanetário (Foto: Divulgação/Pirâmides)

Talento o Espírito Santo tem de sobra

Produzir o primeiro filme de ficção científica serrano tem seus desafios. O longa só foi possível graças a recursos da Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo somados aos recursos do Funcultura e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) nos editais de arranjos regionais de 2019.

Nós temos muitos talentos aqui: pessoas de efeito especial, maquiagem. Então o desafio maior é o orçamento apertado. No entanto, a gente conseguiu. Eu acho que dificilmente alguém vai fazer um filme com tanto efeito como a gente fez agora, porque é uma doideira, é maluquice, pontuou Buck.

Da Serra para o mundo

Além da exibição nesta quarta, o filme terá mais uma sessão gratuita no Cine Metrópolis, na sexta (11), também às 20h.

Pirâmides ainda vai aterrissar no 21º Fantaspoa — festival de cinema fantástico da América Latina — que acontece entre os dias 9 e 27 de abril, reunindo produções de todo o mundo.

Assista à entrevista completa com o diretor de Pirâmides

Assista ao trailer de Pirâmides

Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis

Editora de Entretenimento e Cultura

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).