Idealizada por médicos e de forma despretensiosa, a BendsLigados apresenta-se como uma banda que reúne amigos e amigos de amigos, tendo como seu principal valor o seu público fiel, os amigos da Bends, como é chamada pelos mais próximos. . A banda formou-se em 2015, como um hobby, um alívio para a rotina puxada de hospital de seus primeiros integrantes, todos médicos, desde o início com a supervisão do guitarrista e compositor Saulo Simonassi.
Hoje, com seis integrantes e um estúdio/pub para chamar de seu, a banda cresceu musicalmente, mas sem perder seu propósito de ser uma brincadeira gostosa, a terapia gratuita de seus integrantes e pessoas que curtem seu som.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Entretenimento!
Quando tudo ainda era só vontade de extravasar, os ensaios eram realizados num estúdio alugado, com horário para começar e terminar. Mas a banda foi amadurecendo, novos integrantes foram chegando e um novo espaço passou a ser necessário, até mesmo para que outras pessoas pudessem participar do barulho.
Foi então que seus integrantes resolveram montar um estúdio próprio, na cidade de Vitória. E ficaram ensaiando por lá durante alguns anos, até que começaram a chegar os amigos, os amigos dos amigos, os colegas de trabalho, e o espaço foi ficando apertado e inadequado, mais uma vez.
Nesse período, a BendsLigados passou a ficar mais conhecida porque já se apresentava em pubs e fazia eventos que sempre lotavam de um público bem interessante. Marina Lounge, Pub 426, Spirito Jazz e Liverpub foram algumas casas que receberam esses shows e ajudaram a banda a se tornar tão grande que passou a precisar de um pub próprio.
Surgiu então o CID-10 Bends Club, o clube da BendsLigados, o QG que abriga seus ensaios todas as quartas-feiras e onde são realizados eventos da própria banda ou de pessoas próximas dos seus integrantes. E a ideia é que seja apenas isso mesmo, para que a brincadeira de fazer música não deixe de ser uma diversão e passe a ser uma obrigação, um trabalho – um a mais na rotina atribulada de seus integrantes.
“Somos uma galera mais vintage, com um público meio old School, por isso, nosso repertório tem de tudo: um pouco de pop, rock, rock nacional dos anos 80 e sempre uma coisa mais atual. The Killers, Legião, Skank, Pink Floyd, A-ha estão sempre na nossa ‘mistureba’ para agradar todo mundo”, conta o guitarrista Bulian, que está na banda desde o começo. “Somos tão vintage que vamos continuar com CID-10 no nome do pub, apesar de a Classificação Internacional de Doenças já estar em sua 11ª revisão”, ri Bulian.
O músico Saulo Simonassi, professor lá no começo, continua na BendsLigados como uma importante figura. Ele é um facilitador musical, digamos assim, e um segurador de barras da banda! “O Saulo é tanto um professor quanto um estimulador. Como a maioria não tem tempo de estudar música, o Saulo nos proporciona essa facilidade, porque ele tem uma visão de banda e de música. Ele nos ajuda a não entrar em atrito desnecessário, até porque banda é igual casamento! Ele acabou, na verdade, virando um grande amigo e já tocou várias vezes em eventos nossos”, diz Bulian.
Na pandemia, a BendsLigados foi a primeira banda a fazer uma live – e com objetivo social. A inciativa foi em prol do Asilo dos Idosos de Vitória, e R$ 36 mil foram arrecadados, o que rendeu aos integrantes da banda uma menção honrosa pelo feito. Houve ainda outras, para projetos sociais como Canto do Céu, Projeto Revive e Apae, sempre com uma pegada beneficente.
Formação atual da BendsLigados:
Guitarra: Bulian (cirurgião torácico)
Vocal: Washington (anestesista)
Guitarra: Tiago Pinhal (não médico, mas quase, devido ao convívio)
Baixo: Fernando Zamprogno (oncologista)
Teclado e gaita: Diego Cobe (urologista)
Bateria: Dudu Rossi (o único músico profissional – graças a Deus!)