Vingadores, One Piece, X-men, GTA VI… Para quem não conhece, as palavras diferentes podem até parecer outro idioma. Na verdade, trata-se da linguagem dos nerds, que ganhou um espaço exclusivo no Folha Vitória.
A editoria Geek traz as novidades e as tendências deste universo, com lançamentos de filmes, jogos, quadrinhos, series, animes, músicas, shows e muito mais.
Essa nova editoria vem com a proposta de expandir esse universo, destacando não apenas os acontecimentos globais, mas também dando ênfase ao cenário capixaba.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A nova editoria busca criar uma nova comunidade acolhedora, para poder proporcionar uma visão mais abrangente e autêntica do universo nerd. Para os veteranos ou alguém que esteja entrando neste mundo, o espaço Geek vai lhe oferecer uma experiência nova e cheia de mistérios.
Atualmente, o mundo Geek engloba os principais perfis de nerd das últimas gerações: os Millennials (nascidos entre 1981 e 1994) e a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010).
Apesar das diferenças, essa duas gerações compartilham hábitos em comum, como assistir a animações, ir ao cinema, frequentar espaços do mundo nerd.
O conteúdo da editoria Geek será produzido por feras do Nerd Daily News (NDN): Marcelo Franklin Lisboa, Carolina Queiroz e Torugo Prando.
O NDN é uma plataforma de notícias e entretenimento nerd dedicada a explorar os vastos reinos do universo Geek.
Fundada por Marcelo Lisboa, que é um apaixonado pela cultura nerd, e contando com a participação ativa de Carolina Queiroz, sócia e apresentadora, além de Victor Prando (Torugo), colaborador e apresentador.
Universo em crescimento no Brasil e no mundo
Para se ter uma ideia do sucesso dos produtos nerd, é só entrar em alguma das lojas de departamento mais famosas do país. Atualmente, a maioria delas aposta em alguma linha de itens licenciados de super-heróis, animes e games.
Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), em 2021 o mercado geek faturou R$ 21,5 bilhões no Brasil, somente com a venda de itens licenciados.
O universo Geek é um nicho em amplo crescimento que apresenta alto potencial para os empreendedores. No entanto, para ter sucesso nesse segmento, é essencial acompanhar as tendências de consumo do público e entender o que eles esperam das marcas.
“Eu sempre fico muito chateado quando as pessoas dizem que para as coisas darem certo tem que ir para São Paulo ou Rio de Janeiro. Aqui no Espírito Santo ainda não existe espaço para este universo, para essas pessoas. Existem diversos artistas que desenham para fora, cineastas que os capixabas nem sabem que existem”, ressalta Marcelo.
Conteúdo será produzido por especialistas. Veja quem é quem
Marcelo Franklin Lisboa:
Marcelo é formado em Design de Produto pela UVV, pós-graduado em Efeitos Visuais, Modelagem e Animação 3D pela Universidade Veiga de Almeida. Ele também é Mestre em Gerenciamento estratégico e em Gerenciamento de Projetos.
Marcelo descreve que, quando criança, sempre foi fascinado por jogos, quadrinhos, desenhos, música, etc. Ele diz ser aquela criança que ficava na frente da tv esperando para assistir Os Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho e outros animes na extinta TV Manchete, que tinha o grupinho de amigos para jogar AD&D ou Magic.
“Curiosamente também desde criança tive aptidão por ilustração, provavelmente algo que eu tenha puxado de meu pai que sempre foi um ótimo desenhista. E isso me fez ter curiosidade de entender como a arte funcionava em diferentes tipos de mídias, dos jogos aos quadrinhos ou capas de livros, posters de filmes. Com o tempo, explorei as produções 3D no qual passei a me interessar cada vez mais por VFX e produção audiovisual, acompanhar como eram feitos os jogos, séries, filmes. Então de alguma forma minha vida profissional sempre foi ligada aos conteúdos que eu sempre consumi”, relatou Marcelo.
Ele conta que já atuou nas mais diversas áreas do design, e até artista 3D. Em 2021 Marcelo trabalhou em uma multinacional de tecnologia chamada CreativeDrive, e um ano depois passou a integrar o time de outra multinacional também de tecnologia chamada Accenture.
“A ideia de criar a NDN foi além de suprir uma necessidade no mercado local, também suprir uma vontade pessoal de ter algo com o qual eu me identificasse, ter o prazer de unir o trabalho com algo que sempre fez parte da minha vida”, disse Marcelo.
Carolina Queiroz:
Carolina é formada em pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva, pela Uninter. É criadora de conteúdo e faz cosmake e cosplay. Ela também é maquiadora profissional de maquiagem artística, social e de efeitos especiais.
Trabalhou por 7 anos com ensino à distância, em seguida começou a fazer maquiagem artística e soube de um evento Geek onde aconteceria um concurso de cosplay.
Foi então que ela fez seu primeiro cosplay, o White Walker de Game of Thrones. A partir daí, começou a fazer novos cosplayers, participando de eventos e foi à primeira CCXP em São Paulo.
“Desde criança sempre gostei de jogar videogame, de me fantasiar de personagens e assistir a filmes e séries, e adulta pude enveredar por esse universo e atuar de uma maneira mais relevante”, disse.
Carolina conta que, em outra ocasião, conheceu Marcelo Lisboa, que lhe apresentou o projeto da NDN, e ela passou a integrar a equipe como apresentadora. Ela também já participou de projetos da TV Vitória, o “Sereias Capixabas”.
“Nesse meio tempo fiz parte da equipe de maquiagem e efeitos especiais do filme: O Cemitério das Almas Perdidas, do renomado cineasta e maquiador de efeitos especiais Rodrigo Aragão – que inclusive é capixaba, onde pude aprender muito e aprimorar minhas habilidades de maquiagem artística”, disse.
Torugo Prando:
Torugo é formado em Design de Produto pela UVV, e atua como designer de interfaces e experiência de usuário. Ele é fundador da Mesa Secreta, canal especializado em jogos de tabuleiro no YouTube e redes sociais, há 4 anos.
Assim como toda criança, Torugo cresceu assistindo a desenhos na TV e jogando videogames. Durante o ensino médio, ele teve seu primeiro contato com um evento de anime em Vila Velha.
Ele relembra que ter essas experiências enquanto jovem marcou muito a sua vida, e que quando abraçou de vez o mundo nerd, sem medo de julgamentos, foi um ponto de virada.
“Uma coisa que me marcou foram as séries japonesas: animes e tokusatsus (Cavaleiros do Zodíaco, Yuyu Hakusho, Dragon Ball, Jaspion, Changeman, etc). Mesmo sem saber categorizar, eu sabia q eu queria cada vez mais daquilo. NO evento de anime, conheci dezenas de amigos que curtiam exatamente as mesmas coisas ‘estranhas’ que eu. Foi um sentimento único, quase mágico, e muito importante pra minha vida até hoje”, disse.
Torugo já organizou caravanas pro Anime Friends, em São Paulo, o maior evento da América do Sul, ele diz que foram cerca de 7 anos levando pelo menos um ônibus lotado de jovens fãs.
Por volta de 2010, Torugo começou a se interessar por jogos de tabuleiro, conhecendo um mundo além dos jogos tradicionais. Em 2019 ele criou com amigos a Mesa Secreta, um canal para compartilhar um pouco sobre o mundo dos jogos de tabuleiro.
“Hoje o canal conta com mais de 10k seguidores no YouTube e nas demais redes sociais, compartilhamos reviews e gameplays dos principais jogos e lançamentos do mercado. Agora em 2023 fui convidado pelo Marcelo para ingressar na NDN, compartilhando notícias Geek com uma pitada de bom humor”, disse Torugo.