O anime da primavera de 2023 que está disponível no catálogo da Crunchyroll foi uma grata surpresa. Inicialmente o anime aparenta ser apenas uma paródia da saga “Harry Potter”, mas ao longo do enredo cômico, conhecemos personagens únicos e tramas que são surpreendentemente bem desenvolvidas para um anime que não se leva a sério.
“Mashle: Magia e Músculos” é uma adaptação do mangá de Hajime Komoto e originalmente foi publicado na revista Shonen Jump. No Brasil, está sendo publicado pela Panini. O enredo se passa em um mundo no qual a magia é algo inerente aos humanos e aqueles que não a tem, não podem sobreviver. Mash Burnedead, o protagonista, nasceu sem um traço no rosto (que é o que define se a pessoa tem magia ou não) e foi criado longe da sociedade, como forma de proteção. Mas algo inesperado acontece e ele vai para uma escola de magia!
Confira o trailer da primeira temporada
Confira a sinopse
A história se passa em um mundo onde a magia existe e é usada para qualquer ocorrência da vida diária. Mash é um jovem que vive nas profundezas da floresta e passa os dias fazendo exercícios para fortalecer o corpo. Ele não pode usar magia, mas ainda vive uma vida pacífica com seu pai. Mas um dia sua vida está em perigo; seu corpo musculoso será suficiente para protegê-lo da magia que seus atacantes usarão contra ele?
Semelhanças com “Harry Potter”
Existem diversas semelhanças entre “Mashle: Magia e Músculos” e “Harry Potter”, iniciando pelo design do personagem principal. Muitas vezes Mash é chamado pelos outros personagens do enredo como “cabeça de cogumelo” por conta do seu corte de cabelo.
O ambiente em que se passa grande parte da trama também é bastante parecido e algumas cenas específicas lembram muito o filme do bruxinho. Em “Mashle”, em determinada cena um unicórnio define para qual “casa” da escola o aluno irá, o que é bastante parecido com o chapéu seletor. Em “Mashle: Magia e Músculos”, existem apenas 3 casas: Adler, Orca e Lang – e existe uma grande rivalidade entre a Adler (que lembra a Grifinória) e a Lang (parece a Sonserina).
Em “Mashle: Magia e Músculos” também temos um diretor que é uma versão anime do Dumbledore.
O que torna o enredo totalmente único e diferente é o próprio Mash, pela sua incapacidade de usar magia. Por treinar ao longo dos anos, ele tem uma força quase sobrenatural que vem de seus músculos – e com isso, consegue se superar de maneiras absurdamente engraçadas e que cativam e surpreendem o espectador.
Mash é um protagonista que nasceu sem habilidades, mas conseguiu de destacar do seu próprio jeito. Ele é um personagem bastante engraçado: sua seriedade ao lidar com as situações cotidianas e adversidades se contrasta com a sua paixão por profiteroles.
Não leve “Mashle: Magia e Músculos” a sério. Nem ele mesmo se leva a sério. Espere risadas, personagens cativantes, muitas referências a “Harry Potter” e situações inusitadas.
>> Quer receber notícias do mundo geek 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
*Sob supervisão da editora Carolina Queiroz.