Star Wars está prestes a retornar às telonas. Após encerrar a Saga Skywalker de nove episódios em 2019, a galáxia distante voltou seu foco para a televisão com as séries do Disney+ The Mandalorian, O Livro de Boba Fett, Obi-Wan Kenobi, Andor e Ahsoka, com mais produções de TV a caminho.
Desde então, a Lucasfilm revelou sua lista de próximos longas de Star Wars, incluindo o recém-anunciado filme The Mandalorian & Grogu, do criador da série Jon Favreau, que levará o caçador de recompensas de capacete Din Djarin (Pedro Pascal) aos cinemas.
“Como você pode ver por toda a televisão que temos feito, estamos explorando muitas linhas de história diferentes.
Isso realmente se originou do que George Lucas disse anos atrás, que ele criou Star Wars para avançar e retroceder ao longo de uma linha do tempo mítica”, disse a presidente e produtora da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, na Star Wars Celebration 2023.
“Agora estamos buscando ampliar essa linha do tempo, construindo um futuro rico, expandindo o presente, indo fundo no passado para contar nossas histórias, e estamos emocionados por estar trabalhando com alguns dos melhores e mais apaixonados cineastas em projetos que abrangerão o passado, o presente e o futuro.”
Aqui está a lista de todos os filmes de Star Wars em desenvolvimento na Lucasfilm:
Filme da Rey Skywalker (sem título)
Na Star Wars Celebration 2023, a Lucasfilm anunciou que Daisy Ridley reprisará seu papel como a Jedi Rey Skywalker em um novo filme dirigido por Sharmeen Obaid-Chinoy (Ms. Marvel, Livrando a Cara).
O spin-off da trilogia sequencial sem título se passa após os eventos de Star Wars: A Ascensão Skywalker e segue Rey enquanto ela constrói a nova Ordem Jedi.
Filme Nova República (sem título)
Também anunciado na SWCE 2023: o primeiro filme do “Mando-verso”. Dave Filoni, vice-presidente executivo e diretor criativo da Lucasfilm (Ahsoka, The Mandalorian e a animada Star Wars Rebels), fará sua estreia como diretor em um filme ambientado na era da Nova República pós-O Retorno de Jedi, que “encerrará as histórias interconectadas contadas em The Mandalorian, O Livro de Boba Fett, Ahsoka e outras séries do Disney+” enquanto a Nova República contra-ataca o Império remanescente.
Filme Dawn of the Jedi (sem título)
O terceiro filme de Star Wars anunciado na Star Wars Celebration do ano passado é dirigido por James Mangold (Logan, Indiana Jones e o Chamado do Destino).
Ambientado milhares de anos antes dos eventos da Saga Skywalker, o filme de Mangold “voltará ao amanhecer dos Jedi” e explorará as origens da Força.
“Tinha me parecido que a maioria do que eles estava pensando em fazer com os filmes estava no presente de Star Wars ou no futuro”, disse Mangold à ComicBook. “O que mais me atraiu foi o passado distante e como essa galáxia se formou e como, mais especificamente, a Força foi descoberta.”
Star Wars: The Mandalorian & Grogu
Favreau, Kennedy e Filoni estão produzindo The Mandalorian & Grogu, que entrará em produção em 2024 para um lançamento esperado nos cinemas em 2026.
A 3ª temporada da série Disney+ The Mandalorian terminou com o Mandaloriano e seu aprendiz Grogu se estabelecendo em Nevarro enquanto Bo-Katan Kryze (Katee Sackhoff) unificava tribos de seu povo no ressurgente Mandalore.
O Mandaloriano concordou em trabalhar para a Nova República lado a lado, caçando remanescentes imperiais nas sombras do Império.
“Jon Favreau e Dave Filoni trouxeram para Star Wars dois novos e adorados personagens, e esta nova história é perfeita para a tela grande”, disse Kennedy.
Star Wars: Rogue Squadron
Em 2020, Kennedy anunciou Rogue Squadron, dirigido por Patty Jenkins (Mulher-Maravilha).
Ambientado após a trilogia sequencial, Rogue Squadron “apresentaria uma nova geração de pilotos de caça estelar enquanto conquistam suas asas e arriscam suas vidas em uma emocionante corrida de alta velocidade, levando a saga para a era futura da galáxia”.
Mas Rogue Squadron nunca decolou oficialmente: o spin-off foi oficialmente cancelado quando a Disney removeu o filme de seu cronograma de lançamento em 2022.
Lando (sem título)
Também anunciado em 2020 foi uma série Lando para o Disney+ centrada no icônico canalha Lando Calrissian, interpretado por Donald Glover no prelúdio de 2018, Solo: Uma História Star Wars.
O spin-off de Solo foi reformulado para um longa-metragem de Glover e seu irmão, Stephen Glover (Atlanta).
Filme Sem Título de Taika Waititi
Taika Waititi (Thor: Amor e Trovão, Quem Fizer Ganha) está escrevendo e planeja dirigir uma história independente de Star Wars.
“Eu gostaria de pegar algo novo e criar alguns personagens novos e simplesmente expandir o mundo, caso contrário, parece que é uma história muito pequena”, disse Waititi à Total Film sobre o projeto original em 2022.
Trilogia de Star Wars de Rian Johnson (sem título)
Logo antes de Star Wars: Os Últimos Jedi chegar aos cinemas em 2017, Kennedy anunciou que o roteirista-diretor Rian Johnson assinou para uma nova trilogia de Star Wars com seu produtor e colaborador de longa data, Ram Bergman.
Mas o projeto — que a Lucasfilm descreveu como “separado da saga Skywalker episódica” com novos personagens “de uma parte da galáxia que a lore de Star Wars nunca explorou antes” — ficou estagnado no desenvolvimento, e Johnson assinou desde então um contrato com a Netflix para produzir mais sequências de Entre Facas e Segredos.
>> Quer receber notícias do mundo geek 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!