Entretenimento e Cultura

Google anuncia o fim do Orkut para 30 de setembro

No auge, há dez anos, a rede chegou a ter 34,4 milhões de usuários apenas no Brasil. No início de 2014, o Orkut contava com pouco mais de 6 milhões de usuários brasileiros

Não é de hoje que o Orkut vem “morrendo aos poucos”. Desde a ascensão do Facebook, em 2011, o Orkut vem perdendo adeptos e contas são excluídas a cada dia. Dez anos após o surgimento, o Google decidiu encerrar com o Orkut de vez. A partir desta segunda-feira (30) não será possível cadastrar novas contas, e no dia 30 de setembro, o Orkut vai dizer adeus à internet.

Comunidades reunindo milhões de usuários foi destaque na história da rede social Foto: Reprodução/Internet

Facebook e Instagram deixaram o Orkut no chinelo. No auge, a rede chegou a ter 34,4 milhões de usuários apenas no Brasil, segundo o serviço de medição de audiência “comScore”. No início de 2014, o Orkut contava com pouco mais de 6 milhões de usuários brasileiros.

De acordo com o blog oficial do Google no Brasil, uma das justificativas para o fim da rede social foi o crescimento de outros produtos da gigante. YouTube, Blogger e Google + são as apostas de crescimento do Google.

Para quem ainda usa o Orkut, o Google vai oferecer a disponibilidade de conversão do perfil para o Google +, e as comunidades ficarão disponíveis na internet até setembro de 2016.

“Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além”, escreveu o Diretor de Engenharia do Google, Paulo Golgher no blog oficial do Google no Brasil.

Com informações do portal R7