Entretenimento e Cultura

Grupo capixaba em temporada teatral no Rio de Janeiro

Romantic conta a história de Léo, que retorna à sua casa após ter cumprido dez anos de prisão, condenado pelo assassinato de seu tio

Grupo capixaba em temporada teatral no Rio de Janeiro
Grupo capixaba em temporada teatral no Rio de Janeiro Foto: Divulgação

O Grupo Teatro Empório (GTE) desembarca no Rio de Janeiro para uma temporada de “Romantic”, peça de teatro inspirada em Shakespeare. As apresentações vão integrar a programação da Sede das CIAS, importante celeiro do teatro contemporâneo brasileiro. 

Romantic conta a história de Léo, que retorna à sua casa após ter cumprido dez anos de prisão, condenado pelo assassinato de seu tio. Ele tenta reestabelecer as relações com seus amigos e familiares, rompidas pela sua ausência e pelo seu crime. Karen, sua noiva na época em que fugiu, torna-se garota de programa. E Nanda, a assistente de reabilitação social, tenta ajudá-lo e protegê-lo de si mesmo. O que Léo não esperava é a reviravolta que a chegada dele causa naquelas pessoas. O protagonista tem que lidar com essas relações explosivas, carregadas de rancores, inveja, ódio e de amores, uma teia emocional complexa, minada. 

O trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o maior dramaturgo de todos os tempos, William Shakespeare. “O convite para a temporada significa um passo a mais na difusão do trabalho do grupo e do teatro realizado no Espírito Santo. É a abertura do caminho para o grupo se articular com essa e outras praças do país. E significa, principalmente, que a importância do conjunto do nosso trabalho nesses dez anos nos fizeram visíveis para os programadores desse espaço, que é uma referência da produção teatral do país”, declara o diretor da montagem, Leandro Bacellar 

O espetáculo foi contemplado no Edital de Residência em Artes Cênicas da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A dramaturgia foi elaborada a partir da primeira edição do Núcleo de Dramaturgia do SESI-RJ no ano de 2014, com orientação de Henrique Tavares e Carla Faour, dois reconhecidos nomes do teatro nacional. 

As apresentações vão acontecer na sede das CIAS (Escadaria Selarón na Lapa/Rio de Janeiro, de 17 de junho a 10 de julho, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, às 20 horas. A entrada custa R$20,00.