Na última segunda-feira (25), o Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho comemorou 35 anos de fundação. A estreia ocorreu em 1984, durante o primeiro Baile do Chucrute, que aconteceu em Domingos Martins.
A ideia de formar o Grupo surgiu do historiador Joel Velten, que teve algumas lideranças para apoiá-lo na decisão, sendo uma delas o então prefeito da cidade, Moacir Vargas e Hilda Braun. O Grupo ainda tem como objetivo resgatar e divulgar a história, costumes e tradições das famílias alemãs que colonizaram a região de Domingos Martins.
Sob orientação do professor Benno Beno Edmundo Heumann e da esposa dele, Frau Heumman, o Grupo se apresentou pela primeira vez no Baile do Chucrute com o nome Grupo de Danças Folclóricas Alemães Campinho. Tempos depois, incorporaram o termo “Bergfreunde” ao nome, que significa Amigos da Montanha.
Com a chegada dos 35 anos, será realizada uma confraternização que reúne ex-integrantes e comunidade. A festa tem data prevista para acontecer no dia 16 de março, no Cerimonial Japerê, em Domingos Martins.
A programação conta com apresentações de danças típicas, Banda Fröhlich, buffet livre, contendo apenas itens da culinária alemã. O chopp será comercializado no evento pela cervejaria Trarko e parte da arrecadação será revertida para o Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho.
Desde 1984, o Grupo já realizou mais de mil apresentações locais, estaduais, nacionais e internacionais. Dentre as apresentações de destaque estão a Sommerfest, a Bauernfest e a Entedankfest (os três eventos em Domingos Martins), o Festival dos Estados Brasileiros (em Brasília), Oktoberfest (em Blumenau), Festival de Petrópolis (Nova Petrópolis), Oktoberfest de Montevideo (no Uruguai), Steuben Parede (em Nova York), Festival de Verão Lisboa (em Portugal), Oktoberfest de Munique (na Alemanha) e muitas outras.
Serviço
Festa em comemoração aos 35 anos do Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho
Horário: 16/03, às 20h
Local: Cerimonial Japerê – Domingos Martins
Convites disponíveis na Loja Fábricca Fashion, Clone’s Bar e Restaurante e com os integrantes do Grupo Folclórico