Entretenimento e Cultura

Grupo do Ceará traz a peça “Uma flor de dama” para Vitória

Apresentação feita pelo "Grupo Coletivo Arttístico As Travestidas" acontecerá no dia 18 de julho, às 20 horas, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, e a entrada é gratuita

Peça “Uma Flor de Dama” chega em Vitória Foto: Divulgação

O Grupo Coletivo Arttístico As Travestidas (CE) chega com o espetáculo “Uma Flor de Dama”. A apresentação será gratuita no Teatro Sesi, em Jardim da Penha, Vitória, no dia 18 de julho, às 20h, com classificação etária de 18 anos.

A história da peça gira em torno da vida de um travesti, momento em que entra no camarim e se prepara para fazer um show, até o momento em que vai às ruas prostituir-se. Ao contínuo, no fim da noite, vê-se sentada no bar tomando a última e quente cerveja, falando sobre sua vida, como escolhas, amores, desejos e ódio.

O público acompanha a vida desse personagem fictício acrescida de fatos reais a partir de uma pesquisa de campo do ator, e trazendo à cena questões como HIV, política, preconceito, e especialmente as escolhas que a vida nos ofereceu, das quais nos priva. A peça tem duração de 50 minutos e os ingressos podem ser retirados uma hora antes no local do espetáculo.

A peça “Uma Flor de Dama” está no palco desde 2002 e já realizou 368 apresentações em diversos estados do Brasil, e possui mais de 15 prêmios com participações em mais de 10 Festivais Nacionais.

Oficina

No dia 19 de julho, acontece a oficina do Palco Giratório “A construção da travestilidade como personificação do ator performático”, que será ministrada pelo ator Silvero Pereira, do Grupo Coletivo Arttístico as Travestidas (CE), das 09h às 12h e das 13h às 16h, na Escola de Teatro, Dança e Música FAFI, em Vitória. A inscrição é gratuita e segue até o dia 16 de julho.

O objetivo da oficina é estudar o processo de criação do ator e a construção da sua travestilidade nos campos de atuação e performance teatral, com o intuito de compreender e classificar essa prática, na arte, como conceito, gênero ou máscara teatral. A atividade tem como público-alvo atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e interessados em geral. Para participar, basta solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail [email protected] e enviar preenchida ou presencialmente na sede do setor de cultura do SESC-ES.

Palco Giratório SESC

O projeto Palco Giratório SESC tem como objetivo criar uma alternativa para a circulação de espetáculos, produzidos por grupos ou companhias independentes, desenvolvendo o intercâmbio cultural entre as diversas regiões do país. Tem como filosofia a abertura de espaços para as experiências cênicas que trilham as vias contrárias ao senso-comum, estimulando e ampliando a educação dos sentidos de artistas e espectadores.

PALCO GIRATÓRIO SESC
Espetáculo: Uma Flor de Dama
Data: 18 de julho (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro SESI, Jardim da Penha, Vitória
Duração: 50 minutos
Classificação etária: 18 anos
Ingresso: deve ser retirado uma com hora antes no local de apresentação da peça
Entrada gratuita.