Entretenimento e Cultura

História da Bahia será tema de escola de samba de Guarapari

A Juventude de Muquiçaba fechará o Carnaval de Guarapari com chave de ouro na terça-feira (05).

Foto: folha online
Bruna (esquerda) e Jessica ajudam na confecção das fantasias. Fotos: Folha Online.

A Escola de Samba Juventude de Muquiçaba está contando os dias para entrar na Avenida. Com o samba-enredo voltado para a Bahia, a escola vai desfilar com 450 componentes, duas alegorias e nove tripés. A apresentação da agremiação é na terça-feira de Carnaval (05) por volta de meia noite. Os ensaios acontecem todos os dias, ás 21h,em frente ao barracão e às sextas-feiras na Praia do Morro.

O carnavalesco Douglas Palluzzo, disse que começou a desenvolver o tema depois de um pedido da presidente da escola Edna. “Ela me procurou falando sobre o tema e, como minha família é baiana, eu não queria contar a mesma história que a gente sempre escuta da Bahia, mas algo diferente. Então a gente vai contar a história da Bahia desde o começo, desde o descobrimento do Brasil”, contou.

Foto: folha online
Douglas é o carnavalesco da escola.

Douglas destacou que, acima da competição que será realizada este ano pela Prefeitura de Guarapari, o que foco é na dedicação durante o desfile. “Eu acho que a gente tem que fazer um trabalho bonito para a cidade, para os moradores e visitantes. Esse ano o desfile vai ser ainda mais bonito porque as escolas vão se dedicar mais, mas quando você entra para desfilar junto com outras pessoas já é uma competição”, declarou.

Com cerca de 15 pessoas trabalhando no barracão todos os dias, a expectativa para a apresentação está alta. Douglas disse que os moradores e turistas vão ter novidades. “O desfile vai ser bem diferente, porque a gente quer fazer algo que ainda não foi realizado aqui em Guarapari. Então o pessoal tá bem animado com a preparação”, destacou.

Douglas contou que a maioria dos componentes são da comunidade de Muquiçaba e dos bairros próximos, mas a escola também recebe a ajuda de pessoas de fora do município. Washington de lyrio é de Colatina e veio para Guarapari para adereçar os carros da Juventude de Muquiçaba, além de ajudar na bateria. “É a primeira vez que vou desfilar em Guarapari, então estou animado”. Já Bruna Marques, de 20 anos, está ajudando na confecção de fantasias e vai desfilar na ala das passistas.

Foto: folha online
Washington de Lyrio é de Colatina e está ajudando a Juventude de Muquiçaba na reta final.

História

A Escola de Samba Juventude de Muquiçaba foi fundada em 1982, e, desde então, desfilou todos os anos. Douglas falou um pouco sobre a relação com a escola. “Eu já trabalhei e tenho amor por outras escolas de Guarapari, mas eu tenho um amor muito grande pela juventude de Muquiçaba, porque eles me abraçam com um grande carinho, vejo que eles reconhecem o meu trabalho” disse.

Os ensaios acontecem na primeira pracinha da Rua da Marinha, no bairro Itapebussu. Já nas sextas, é na Praia do Morro.

Texto: Sara de Oliveira