Entretenimento e Cultura

Humorista Batoré morre aos 61 anos em São Paulo

Ivanildo Gomes Nogueira ganhou fama com seu personagem na década de 1990. O ator e humorista ganhou destaque nacional no programa "A Praça é Nossa"

Foto: Reprodução

O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, de 61 anos, mais conhecido como Batoré, morreu nesta segunda-feira (10) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, na zona oeste de São Paulo. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade. A causa da morte ainda não foi divulgada.  

Batoré nasceu em Serra Talhada, em Pernambuco. Ele deixou o estado nordestino aos 11 anos, junto dos pais e dos sete irmãos. Ele se mudou para Mauá, na Grande São Paulo.

Na juventude, antes de ganhar popularidade como humorista, Ivanildo teve uma breve carreira no futebol e chegou a atuar no Ituano.

Nos anos 1980, ele fez suas primeiras aparições na televisão no programa “Show de Calouros”, no SBT. Foi só na década de 1990, interpretando o personagem Batoré na “A Praça é Nossa”, na mesma emissora, que ele ganhou fama nacional com seus bordões “Você é forgaaaado!”, “Ah, para, ô!” e “Você acha que é bonito ser feio?”.

Em recente entrevista ao Domingo Espetacular, da Record TV, ele contou sobre a origem do personagem. “Eu quis fazer essa homenagem ao Nordeste. E aí eu fiz essa homenagem e graças a Deus é um dos mais queridos”, disse ele.

Em 2008, Ivanildo foi eleito vereador em Mauá com 4.778 votos e foi reeleito em 2012. Dois anos depois, a Justiça Eleitoral o afastou do cargo após uma mudança de partido, considerando a manobra como “infidelidade partidária”.

Após a breve passagem na carreira política, Ivanildo voltou à televisão para interpretar o Delegado Queiróz na novela “Velho Chico”, na Globo, em 2016. 

Três anos depois, ele retornou à “Praça é Nossa” após 15 anos para interpretar novamente o personagem que o havia tornado conhecido em todo o país: o Batoré.

*Com informações do Portal R7.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.