Entretenimento e Cultura

Inauguração de arquivo público marca os 149 anos de Cachoeiro de Itapemirim

Todo o material, para fins de pesquisa, estará disponível para a população, além do acervo de mais de 10 mil fotos da Prefeitura e jornais de 1980

O arquivo público municipal conta com documentos oficiais, jornais, fotos e livros, que contam a história de Cachoeiro Foto: ​Divulgação/PMCI

A inauguração do arquivo público municipal de Cachoeiro de Itapemirim marca as comemorações dos 149 anos de emancipação política. O acervo conta, através de documentos oficiais, livros, fotos e jornais, a história da cidade ao longo de sua existência.

O material ficará disponível na Sala ‘Evandro Moreira’, homenagem ao escritor, historiador e membro da Academia Cachoeirense de Letras (ACL), no Palácio Bernardino Monteiro, na sede da Prefeitura de Cachoeiro.

Segundo o gerente de patrimônio imaterial do município, Lucimar Costa, uma das propostas é deixar à disposição da comunidade, para fins de pesquisa, o acervo da Secretaria Municipal de Cultura.

“Temos, por exemplo, uma cópia da ata de reunião realizada em 1887, entre autoridades locais, sobre a construção da primeira biblioteca do município”, explica.  

O arquivo de imagens tem cerca de 10 mil fotos da prefeitura, registros feitos ao longo de diversas gestões municipais. “Também conseguimos resgatar jornais publicados em Cachoeiro desde os anos 1980. Alguns exemplares, inclusive, foram recentemente doados pelo próprio Moreira, que estará presente na inauguração”, completa.

Cachoeiro de Itapemirim comemora seus 149 anos de emancipação política no dia 25 de março, sexta-feira.