Iniciaram as inscrições para mais uma edição do Concurso de Roteiro Capixaba. Os autores capixabas, ou os que moram no Espírito Santo há pelo menos dois anos, podem enviar suas propostas de roteiro para concorrerem a um prêmio de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). A ação é uma promoção do Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo (VCV).
O 16º Concurso de Roteiro Capixaba é um mecanismo de incentivo ao mercado local de cinema, pois todos os anos viabiliza o financiamento de um curta-metragem de até 15 minutos de duração. Podem ser inscritos roteiros de ficção ou de documentário, porém ambos precisam ter seus roteiros apresentados no ato da inscrição. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.festivaldevitoria.com. As inscrições permanecem abertas até o dia 15 de agosto e devem contar com os seguintes documentos em formato pdf: comprovante de residência atual, comprovante de residência antigo (no mínimo dois anos), formulário do projeto (anexo I) e roteiro cinematográfico. Também serão aceitas inscrições enviadas pelos Correios, com data de postagem até o dia 15 de agosto, para o endereço: R. Professora Maria Cândida da Silva, 115, Bairro República – Vitória/ES. CEP 29.070-210.
As propostas serão avaliadas por um júri técnico e o roteiro vencedor será anunciado na noite de encerramento do 21º VCV. O autor contemplado deverá utilizar o recurso para custear o orçamento do projeto com a produção do filme, como o pagamento de aluguel de equipamentos, finalização, contratação de equipe, entre outras despesas.
Ficará a critério do autor a contratação de recursos humanos e materiais, contudo, a equipe técnica deve ser composta, prioritariamente, por profissionais do mercado local. O filme cujo roteiro for premiado no concurso deverá ser realizado em até 01 ano e será lançado durante o 22º Vitória Cine Vídeo, em 2015.
Novos talentos
Há mais de quinze anos o Festival de Vitória oferece o Concurso de Roteiro Capixaba como um incentivo à produção audiovisual capixaba, selecionando as melhores ideias com potencial para se tornar um filme e, assim, valorizando o mercado cinematográfico capixaba. Para a diretora do Festival, Lucia Caus, um dos objetivos do concurso é contribuir para aquecer o cenário da produção audiovisual no Espírito Santo: “o festival proporcionou que muitos realizadores concretizassem o projeto de um filme, muitas vezes o primeiro de uma carreira profissional de destaque no audiovisual”. Como um espaço para revelação de novos talentos do audiovisual, o Concurso patrocinou os seguintes filmes: Macabéia (1998) – Roteiro: Erly Vieira Jr; Escolhas (1999) – Roteiro: Ana Cristina Murta; Mundo Cão (2000) – Roteiro: César Chaia, Marcelo Martins, Sérgio Marangoni, Poliana Côgo e Sáskia Sá; Manoela (2001) – Roteiro: Aristeu Carlos Simões; A Passageira (2002) – Roteiro: Glecy Coutinho; Primeira Paróquia do Cristo Sintético (2004) – Roteiro: Gabriel Menotti; Vanessa (2005) – Roteiro: Rebecca Monteiro Tosta; Agrados para Cloê (2006) – Roteiro: Jefinho Pinheiro; Dia de Sol (2007) – Roteiro: Virgínia Jorge;Raiz que Racha a Rua (2008) – Roteiro: Alexandre Serafini; A Ladeira (2009) – Roteiro: Iza Rosemberg; Pela Parede (2010) – Roteiro: Lucas Bonini e Wayner Tristão; Pique Esconde (2011) – Roteiro: Dominique Lima; e Doppelganger (2012) – Roteiro: Giandro Gomes.
Talvez Amanhã
O mais recente contemplado no Concurso de Roteiro Capixaba é Jefinho Pinheiro, que venceu a disputa do ano passado com o roteiro de Talvez Amanhã. A história aborda o cotidiano de Norma, uma mulher que diante das impossibilidades da vida e de seu casamento com Walter, se refugia e passa a morar num banheiro. A ficção é inspirada em um fato noticiado em 2008 no qual uma mulher na Europa viveu 2 anos num banheiro, com a conivência do marido.
Atualmente em fase de finalização, Talvez Amanhã será exibido na programação de encerramento do Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo, a ser realizado de 12 a 17 de setembro.