Entretenimento e Cultura

Insurreição de Queimado, Folclore Brasileiro e Papo de Botequim: confira os enredos do Carnaval de Vitória

O Carnaval de Vitória será realizado entre os dias 29 e de 30 de janeiro, no Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste. Confira o que cada agremiação está preparando!

O carnaval capixaba acontece entre os dias 29 e 30 Foto: Everton Nunes

Há poucas semanas do Carnaval de Vitória, é hora dos capixabas ensaiarem os sambas-enredo das agremiações. Entre os meses de maio e junho de 2015, as escolas divulgaram os enredos que vão animar o carnaval entre os dias 29 e 30 de janeiro, no Sambão do Povo.

Conheça os enredos:

 Mocidade Unida da Glória

A atual campeã vai levar para a avenida o enredo “Papo de Botequim – Boemia e malandragem na cadência do samba”. A ideia é transformar o Sambão do Povo em um grande Botecão que será palco de malandros, cabrochas, boemia, comidas e sambas inesquecíveis.

Unidos de Jucutuquara

A agremiação, que é vice-campeã, vai homenagear Vitória, capital de Espírito Santo. Com o Enredo “Vitória”, a agremiação verde, vermelho e branco vai apresentar as belezas, delícias e peculiaridades da capital.

 Independente de Boa Vista

Com o enredo:”Festas e Folguedos – crenças, ritmos e sabores seculares do Espírito Santo”, a agremiação de Cariacica fará um passeio pelas festas populares e pelo rico folclore capixaba.

 Unidos da Piedade

“Vamos ao Mercado?” é o enredo da agremiação, que faz uma merecida homenagem à Vila Rubim, um dos locais mais antigos e tradicionais de Vitória.

 Unidos de Barreiros

A escola de samba vai fazer uma homenagem a um dos ícones do samba brasileiro, o mestre Martinho da Vila, com o Enredo: “Martinho da Vila: A musica que fala mais alto e o samba que fala primeiro”.

Novo Império

Com o enredo “Angola”, a agremiação capixaba vai falar da miscigenação no Espírito Santo, relacionando com os quilombolas capixabas e a origem afro-descendente.

 Andaraí

“Era uma vez…” é o enredo da escola, que vai falar das histórias dos heróis e de todo sonho e fantasia em volta das histórias literárias.

GRES Chegou o que Faltava

Com o Enredo: “Caboclo Bernardo, o herói do povo para o povo”, a escola de Goiabeiras pretende mostrar na avenida a saga heroica do capixaba que salvou muitas vidas no interior do Espírito Santo.

Chega Mais

Outra escola que vem homenageando uma figura ilustre do mundo do samba é a Chega Mais, que em 2016 vai prestar uma justa homenagem a Neguinho da Beija-Flor, com o Enredo: “Anjo Negro, Lindo Anjo”.

Rosas de Ouro

“Rosas de Ouro canta e encantam a Insurreição de Queimado”. A escola vai contar a história de São José de Queimado, distrito da Serra.

São Torquato

A escola de samba de Vila Velha vai contar história do Folclore brasileiro na avenida.

 Pega no Samba

O GRES Pega no Samba tem como enredo para o Carnaval 2016 o “Centenário de Augusto Ruschi” e vai fará uma viagem pelo mundo encantado da fauna e flora no Sambão do Povo.