Entretenimento e Cultura

Confira todas as novidades do iOS 16

A boa notícia é que não será preciso ficar curioso até setembro para conferir o novo iOS 16. A apresentação oficial deve acontecer em junho, na WWDC 2022

Foto: Divulgação / Adobe Stock

A previsão de lançamento do novo sistema operacional da Apple é para setembro deste ano. Mas algumas especulações já estão com toda força sobre o que vem por aí no iOS 16.

Toda essa especulação começou por conta de uma captura de tela divulgada no Twitter LeaksApplePro. Ela revela novos recursos e designs para os widgets da marca, e ainda fala da possibilidade de customização por parte do usuário. O encaixe aceitará diversas funções, desde configurações simples até mapas.

O lançamento também deve alterar o ícone da Apple TV, com um design mais moderno, alinhado com o controle do dispositivo. As reflexões imaginam, ainda, um desenho bem diferente do atual.

Mas, a boa notícia é que não será preciso ficar curioso até setembro para conferir o novo iOS 16. A apresentação oficial deve acontecer em junho, na WWDC 2022. A Apple costuma divulgar o lançamento de uma versão beta. Primeiramente, apenas para desenvolvedores, e alguns dias depois, o público tem acesso à beta pública.

O lançamento da versão final, aí sim, será feito em setembro. Esta é a mesma data em que será mostrada ao mercado a nova linha iPhone 14.

Quais celulares devem aceitar o iOS 16:

Veja quais são os celulares da Apple que serão capazes de rodar o novo sistema operacional iOS 16.

iPhone 14

iPhone 14 Max

iPhone 14 Pro

iPhone 14 Pro Max

iPhone 13 Mini

iPhone 13

iPhone 13 Pro i

Phone 13 Pro Max

iPhone 12 Mini

iPhone 12

iPhone 12 Pro

iPhone 12 Pro Max

iPhone SE 2020

iPhone 11

iPhone 11 Pro

iPhone 11 Pro Max

iPhone XS

Max iPhone XS

iPhone XR

iPhone X

iPhone 8 Plus

iPhone 8

Lançamentos de 2015 para trás, portanto, não suportarão o novo sistema operacional da Apple. São eles: iPhone 6s, iPhone 6s Plus e iPhone SE original. Os iPads também vão ficar de fora: iPad mini 4, iPad Air 2, iPad quinta geração e iPad Pro 2015.

O que esperar?

Apesar de não haver nenhuma informação oficial a respeito de detalhes do novo iOS 16, pode-se esperar a melhoria de funcionalidades que já existem no sistema operacional. O objetivo é, sempre, de acordo com a Apple, melhorar a experiência do usuário. Por isso, as especulações do aperfeiçoamento da usabilidade dos widgets, por exemplo.

Amantes da Apple e de tecnologia também esperam maior relacionamento com o conceito de casas inteligentes. A aposta é que sejam lançadas também opções de gerenciamento rápido de dispositivos como lâmpadas, som, ar condicionado e outros equipamentos chamados smart.

A chegada do iOS 16 deve também trazer alterações na identidade visual dos ícones da Apple.

Iphone 14

Aproveitando o tema de super novidades da Apple, o iPhone 14 é outra promessa para este ano.

A grande espera é para um incremento na autonomia da bateria dos aparelhos. Essa melhora já tinha sido grande do 13 Pro Max em relação aos anteriores – de um ganho de 18% de capacidade, ou seja, aproximadamente 2h a mais de uso.

No iPhone 14, a promessa é ainda maior. O motivo: rumores apontam a troca do fabricante do processador, saindo da Samsung e entrando para a TSMC.

Outra estratégia para a economia de bateria será a conexão das bandas com a internet 5G, uma das maiores causas do consumo extra de energia. De acordo com uma publicação recente do jornal taiwanês Economic Daily News, o chip do novo celular utilizará litografia maior, e vai substituir algumas partes do SoC para entregar suporte ao Wi-Fi 6E. E, ainda, essa substituição deve garantir menor consumo de carga para a mesma função de rede.

Este já é o formato utilizado pela Apple para seus iPads, que desde a primeira geração garantem 10 horas de uso misto. E, agora, promete o mesmo para os tão desejados celulares da Apple.