Entretenimento e Cultura

Isabel Hickmann fala sobre o filho, Francisco, que nasceu com lábio leporino: Encaro como uma característica

A condição ocorre devido a uma falha na formação dos tecidos da pele do bebê, e não é algo do qual a mãe tenha controle

Foto: Reprodução / Instagram

Como você conferiu, a irmã de Ana Hickmann, Isabel, deu à luz Francisco no fim de 2018, e revelou, recentemente, que o menino tem lábio leporino e fenda palatina, aberturas que vão do lábio até o céu da boca. Para a Revista Crescer, a modelo falou sobre como se sentiu ao receber a notícia, durante a gestação.

– Não sabia direito o que era, apesar de conhecer pessoas que tinham. Quando me disseram que meu bebê possuía essa fenda, tomei um susto. Cheguei até a me culpar e considerar se tinha feito alguma coisa errada, disse Isabel.

A condição ocorre devido a uma falha na formação dos tecidos da pele do bebê, e não é algo do qual a mãe tenha controle. Isabel também contou que os médicos a alertaram de que a fenda era muito grande e que ele teria que ser alimentado por meio de um conta-gotas.

– Fiquei nervosa, fui pesquisar e li muito sobre o assunto. O que me acalmou foi acompanhar nas redes sociais os perfis de crianças que também nasceram com fissuras e perceber que conviver com ela não era nenhum bicho de sete cabeças. Encaro a fissura como uma característica do Francisco, uma marca, e não um problema.

O menino nasceu prematuro, de 34 semanas, com um quilo e 700 gramas, e passou 19 dias na UTI neo-natal.

– Desde o nascimento, o Chico é um guerreiro.

A modelo também contou que o lábio leporino impede o garoto de fazer o movimento de sucção com a boca, e por isso ela o alimenta de seu próprio leite com uma mamadeira – não houve necessidade de usar conta-gotas, como os médicos haviam dito. Apesar de não amamentar, ela contou que costuma colocar o pequeno em seu peito, e que os dois adoram esse momento de conexão. Até os dois anos de idade, Chico terá que realizar de duas a três cirurgias, para que não tenha problemas ao falar ou se alimentar no futuro. Isabel, que optou por não ter babá e dar uma pausa na carreira durante os primeiros meses do filho, também falou que demorou para mostrar o rostinho do menino porque gostaria de ter uma foto à altura do pequeno, e que ficou surpresa com a repercussão do clique.

– Quis compartilhar porque muita gente ainda não conhece essa condição e a primeira reação dos pais ao descobrir que terão um filho com lábio leporino é susto e medo, mas não precisa ser assim. Temos que deixar nossos filhos mostrarem do que são capazes porque eles nos surpreendem a cada dia. A fissura é uma característica deles, mas não define quem são.