Entretenimento e Cultura

João Bananeira ganha homenagem no calendário de Cariacica

A data será celebrada no primeiro dia útil, após as comemorações da Festa da Penha e do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água, realizadas em junho

Foto: Prefeitura de Cariacica / Claudio Postay

O personagem folclórico João Bananeira, considerado um dos maiores ícones da cultura do município de Cariacica, ganhou o Dia do João Bananeira. A lei foi publicada nesta quarta-feira (2), no Diário Oficial.

Segundo a Prefeitura de Cariacica, a data será celebrada todos os anos no primeiro dia útil, após as comemorações da Festa da Penha e do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água, realizadas em junho.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A intenção com a criação da data é celebrar o reconhecimento da história da figura do mascarado João Bananeira, que constitui valor histórico, simbólico e representativo para a cultura popular de Cariacica.

“O João Bananeira é um ícone folclórico muito relevante em nossa cidade. Representa história, cultura e conhecimento para todos nós. Um dia específico para o personagem é fundamental para evidenciar ainda mais o patrimônio de nossa cidade”, disse o secretário de Cultura e Turismo Paulo Roberto de Oliveira.

Quem é João Bananeira? 

A figura folclórica conhecida como João Bananeira foi incluída no Carnaval de Congo de Máscaras de Cariacica. Ele equilibra fantasia e realidade da identidade folclórica da congada. 

Conforme os relatos dos mais antigos, no meio da procissão, negros e escravos colocavam máscaras para cobrir os rostos e até mesmo usavam meias nos braços para não serem identificados e, assim, participarem do cortejo. Com o tempo, transformou-se numa brincadeira e foi incorporada à tradição da festa folclórica.

O personagem é caraterizado com o rosto coberto pela máscara e o corpo vestido com folhas de bananeira, o personagem se junta ao cortejo acendendo o imaginário das rodas de congo.

LEIA TAMBÉM: Bailarinos do ES ganham prêmio de 1º lugar no maior festival de dança

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória