Michelle Loreto deixou muitos seguidores surpresos ao revelar que possui uma doença autoimune, ou seja, que não possui cura, desde os três anos de idade. A jornalista da Globo compartilhou em suas redes sociais um relato contando mais sobre a dermatite atópica e sua experiência convivendo com ela.
No vídeo, ela começa explicando como a doença funciona e simplifica os sintomas para o público:
– Você já ouviu falar? Dá muita coceira, vermelhidão, deixa a pele ressecada, grossa. Imagina que sua pele é um muro de tijolo e entre os tijolos tem o rejunte, a proteção para não deixar nada passar… Só que, quem tem a dermatite atópica, tem esse muro sem rejunte em vários lugares. Ou seja: tem uma pele mais exposta, e com menos proteção.
Em seguida, Michelle conta como foi feito o seu diagnóstico e alguns desafios que passou no decorrer da vida:
– Em mim apareceu quando eu tinha três anos, na infância, assim como acontece com 80% das pessoas que têm dermatite atópica. Meus pais demoraram para ter o diagnóstico certo. Eu voltei a manifestar a doença na adolescência, depois aos 25 anos. Aprendi a controlar bem, com cuidados, hidratando a minha pele, não usando perfumes, que era um dos gatilhos. Mas para a minha surpresa, a dermatite atópica voltou na gravidez em lugares que nunca havia aparecido antes.
Por fim, Loreto, que deu à luz Aurora, que hoje tem nove meses de vida, compartilhou que a dermatite pode se manifestar a qualquer momento, e deixou um recadinho para conscientizar as pessoas que possam ter a doença:
– Com isso tudo, sabe o quê que eu aprendi? Durante todos esses anos convivendo com a dermatite atópica? Que ela pode se manifestar de diferentes maneiras durante a vida, que é possível tratar e também controlar as crises. Então, não espere muito. Se você tem dermatite atópica, procure um dermatologista.
Na legenda, a jornalista escreveu:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que o Brasil tem mais de 212 milhões de habitantes. Imagine que 7% dos adultos desse contingente têm uma doença que é crônica, autoimune e não tem cura? Pois é, eu faço parte dessa, por assim dizer, multidão: sou paciente de dermatite atópica (DA). Fui diagnosticada bem pequena, aos 3 anos de idade. Quer saber mais sobre minha jornada com a DA ao longo da minha vida e como eu venho me cuidando?