Entretenimento e Cultura

Jovem brasileiro com deficiência viraliza na web com número de dança no Americas’s Got Talent

Já dizia Faustão: Quem sabe, faz ao vivo! Um jovem brasileiro conquistou o carinho da web ao aparecer no Americas’s Got Talent, reality show norte-americano em que os competidores demonstram seus talentos e concorrem a um prêmio.

Samuel Henrique, conhecido como Samuka, subiu no palco para apresentar um número de dança. O rapaz, que cresceu em Recanto das Emas, no Distrito Federal, teve que amputar uma das pernas por conta de um câncer. Na apresentação, ele contou:

– Quando eu tinha 13 anos de idade, descobri um câncer na perna e tive que amputá-la. Felizmente, depois disso, conheci a dança e isso mudou minha vida, por isso estou aqui.

Ao ser questionado pelo jurado Simon Cowell se possui um sonho que vá além do programa ou que queira realizar se ganhar, Samuka respondeu:

– Eu compraria uma casa para a minha mãe, é claro. Seria a primeira coisa. Também gostaria de ajudar pessoas com câncer.

Na hora de mostrar seu talento, o jovem deixou todos boquiabertos com seu gingado, passos elaborados ao estilo B-BOY e acrobacias ao som de Get Up, Get into It, Get Involved, de James Brown. Logo no início, já dispensou o uso das muletas, deu diversos mortais e conquistou a plateia com sua apresentação. Ao final, foi aplaudido de pé e ganhou muitos elogios dos quatro jurados, que aprovaram a performance de forma unânime.

– É difícil descrever, mas foi bom no começo e continuou ficando cada vez melhor e mais selvagem, com mais piruetas. Foi incrível, observou Heidi Klum.

– Vou te dizer que o Brasil e o mundo inteiro vão assistir isso e aplaudir. […] Algumas vezes penso que uma performance é um 10 ou um 11, essa foi um 12, declarou Simon.

– A dança é a minha parte preferida do America’s Got Talent e você não me decepcionou. Você é um dos melhores atos que já vi, disse Sofía Vergara

– Seu estilo é tão contemporâneo e você esquece totalmente ou nem é consciente de ser uma pessoa com membro amputado. A forma como você domina o palco e a música que você escolheu é hipnotizante, elogiou Howie Mandel.

Na saída, Samuka encontrou o apresentador Terry Crews, que também disse ter ficado impressionado:

– Aquilo foi incrível. Você fez aquele mortal com uma perna.

– O limite está aqui [aponta para a cabeça] e o impossível é apenas uma oportunidade para explorar, então nunca desista, respondeu o jovem.