No Carnaval de 2023, a Unidos de Jucutuquara vai homenagear os nordestinos que migraram para o Espírito Santo. A escola de samba de Vitória será a segunda a desfilar na avenida, na noite do Grupo Especial, no sábado, dia 11 de fevereiro.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Com o enredo “Onde ‘ocê’ foi morar?”, a agremiação exalta quem saiu do Nordeste e escolheu a capital do Espírito Santo para tentar novas oportunidades em busca de melhores condições de trabalho.
Essa matéria faz parte de uma série de reportagens em que o Folha Vitória traz as informações sobre os temas defendidos pelas escolas na passarela do samba.
No Sambão do Povo, a exaltação ao povo nordestino será feita por meio da história de um rapaz que sai do Nordeste em direção a Vitória.
Onde Ocê Foi Morar?
Compositores: Rafael Mikaiá, Rico Bernardes, Robeth Melodia, Fernando Brito, Leandro Maciel, Roni Alencastre, Daniel Barbosa, Cassius Macaé, Lucas Rigonato, Gigi da Estiva e Thiago Meiners
Intérprete oficial: Danilo Cezar
Carnavalesco: Osvaldo Garcia
Puxa o fole sanfoneiro, minha gente é arretada
Essa Nação é verde, branca, encarnada
Nessa história a vitória assim se fez
O coração vai disparar mais uma vez
Saudades aqui dentro eu carrego
Lembranças daquele sagrado chão
Êta menino! Nordestino, sonhador
Na Asa Branca então voou…
Lá das bandas do sertão
Simbora! A esperança é alento
Sem lenço, nem documento
Desbravar esse mundão
Na estrada dessa vida eu segui…
Com os olhos marejados, entender
Que a coragem é bagagem pra vencer
Cabra-macho, avexado, retirante sim sinhô!
“Não desista de lutar”, Velho Chico ensinou
É São João meu amor, olha que lindo o céu
O repentista canta a vida no cordel
Nessa viagem o destino é a alegria
Pra esse lugar que cabe todo um país
Em verso e prosa escrevendo a poesia
E ser Capixaba da Penha feliz
Quanta beleza que vejo
Eu, tão sertanejo, lembrei da canção
“Encantos, por cada canto te admirar”
Esse lugar é mais que santo
Onde escolhi para morar
De asas abertas eu chego
Coruja me dá um chamego
Jucutuquara és o meu novo aconchego