Ninguém está isento às fake news que circulam todos os dias na internet. Desta vez, os famosos foram as vítimas. Uma mensagem falsa que viralizou rapidamente no Instagram última terça-feira (20), induziu celebridades como Julia Roberts e Pink a compartilharem a publicação.
Uma corrente que circula na internet dava a entender que o usuário deveria compartilhar uma mensagem para “avisar” Instagram que não concordava em ceder o direito de uso indiscriminado de imagens postadas pelos perfis. A mensagem é antiga, e já circulou por outras redes. Desta vez, a fake news está sendo compartilhada por pessoas do mundo todo pela instagram.
Stephanie Otway, gerente de comunicação de marcas do Instagram, garantiu para a imprensa estrangeira que “não existe verdade” nesta postagem. Julia Roberts, Pink, Zoe Saldana, Ashley Greene, Colton Haynes e até a brasileira Fantine Thó compartilharam a fake news, que era formada pelo seguinte texto:
“Não esqueça que amanhã começa a nova regra do Instagram em que eles podem usar suas fotos. Não esqueça. Elas podem ser usadas em casos jurídicos contra você. Tudo o que você já postou se torna público a partir de hoje. Até mensagens que foram deletadas ou as fotos não permitidas. Não custa nada copiar e colar. É melhor garantir do que remediar. O jornal do Channel 13 falou sobre a mudança nas políticas de privacidade do Instagram. Eu não dou ao Instagram ou qualquer entidade associada ao Instagram permissão para usar minhas fotos, informações, mensagens ou postagens, tanto antigas quanto novas. Com esse pronunciamento, eu aviso que o Instagram está terminantemente proibido de divulgar, copiar, distribuir ou tomar qualquer outra ação contra mim baseado neste perfil ou seu conteúdo. O conteúdo deste perfil é informação privada e confidencial. A violação de privacidade pode ser punida pela lei (Código Comercial 1-308- 1 1 308-103 e o Estatuto Romano. Aviso: Instagram agora é uma entidade pública. Todos os membros devem postar um aviso como este. Se você preferir, pode copiar e colar esta versão. Se você não publicar um comunicado pelo menos uma vez, estará permitindo o uso de suas fotos, assim como das informações das atualizações de seu perfil”.
Claramente uma mensagem falsa. Mas induziu muita gente a compartilhar em suas redes.
*com informações do portal R7