A noite foi de festa para a Escola de Samba Juventude de Muquiçaba. A agremiação foi a campeã do Carnaval de Guarapari, que pela primeira vez avaliou o desfile das escolas da cidade. A apuração aconteceu na tarde de ontem (06) no Complexo Esportivo e Cultural Maureci Santos, e deu à Mocidade Alegre de Olaria o título de segundo lugar, enquanto a Escola de Samba Acadêmicos do JK ficou em terceiro.
A Juventude de Muquiçaba ganhou o prêmio de R$ 20 mil e fará um desfile no próximo sábado (09) às 20h na Avenida Beira Mar, Praia do Morro. Edna Rodrigues, presidente da escola de samba, disse que o título foi merecido. “Tivemos muito trabalho, tanto na reta final como no decorrer do mês de janeiro e fevereiro, tivemos muitos problemas, mas vencemos” declarou.
Com o tema voltado para a Bahia, a Escola de Samba Juventude de Muquiçaba desfilou com 450 componentes, duas alegorias e nove tripés. Vanessa dos Santos, que é ritmista na agremiação, falou sobre a experiência de ganhar o título inédito na cidade. “É uma sensação muito boa, eu estava torcendo para que a melhor ganhasse e a nossa bateria é nota dez. Pretendo continuar desfilando no ano que vem com meu filho que toca pandeiro”, destacou.
As três escolas foram avaliadas por cinco jurados em nove quesitos, sendo eles, bateria, samba enredo, harmonia, enredo, fantasia, conjunto alegoria e adereços, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente e evolução. A Juventude de Muquiçaba ficou com 263,9 na pontuação geral, enquanto a Mocidade Alegre de Olaria alcançou 263, 4 e a Acadêmicos do JK conquistou 157,6 pontos.
A Escola Acadêmicos do JK sofreu penalidade de 4,5 pontos por descumprimento do regulamento. Jorge Cabral, presidente da agremiação, disse que o momento foi de aprendizagem. “Nós entramos para competir. Ficamos em terceiro lugar, por causa de uns erros nossos, mas vai servir para que no ano que vem a gente venha melhor ainda” enfatizou.
A Juventude de Muquiçaba também sofreu penalidade e perdeu dois pontos, enquanto a Mocidade de Olaria perdeu 0,6 décimos. Edson Júnior, carnavalesco da escola Mocidade Alegre de Olaria, disse que também recebeu o prêmio com alegria. “Todo lugar é válido. Nós estamos aqui para o Carnaval, então tem que ter o primeiro, o segundo e o terceiro. O jurado é quem avalia, então na opinião dele a Juventude foi a melhor e nós temos que respeitar”, relatou.
Os jurados foram Bianca Vidal, Mariana Almeida, Marieli Gotardo, Viviane Lima e William Magalhães. De acordo com a secretária de turismo Letícia Regina, o objetivo do concurso é fomentar o Carnaval de Guarapari. “Como nós já temos a tradição de escolas de samba que desfilam todos os anos na cidade, a prefeitura quis criar a possibilidade de premiar a escola que tivesse o desempenho melhor, conforme a decisão dos jurados nos três dias, para que, com a premiação, as pessoas possam ficar mais engajadas ainda e possam promover o carnaval durante o ano inteiro”, explicou.
Texto: Sara de Oliveira