O Carnaval de Vitória está chegando, a estrutura no Sambão do Povo já está sendo montada para receber os desfiles, mas ainda é preciso por fim à um impasse entre a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses) e a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge).
As duas disputam o repasse de R$ 2,1 milhões que será entregue pela Prefeitura de Vitória para a organização do evento. No entanto, a decisão de quem ficará à frente do Carnaval só será divulgada no próximo dia 22. Com isso, a liga escolhida terá 10 dias para organizar o desfile.
A reportagem do Folha Vitória procurou o presidente da Liesge, Rogério Sarmento, que preferiu não falar sobre o assunto. E garantiu que todas as informações e dúvidas serão tratadas em uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (12), às 16 horas, no Sambão do Povo.
Por outro lado, o atual presidente da Lieses, Jadilson Damasceno, afirma que não sabe nada sobre a montagem da estrutura no Sambão do Povo e que a liga já recorreu à prefeitura de Vitória.
“A Lieses não sabe da estrutura. Quando eu assumi a presidência da Lieses, eu notifiquei o ex-presidente Rogerio Sarmento para que apresentasse toda a documentação da liga e nenhuma documentação tem contato com a empresa. Então se ele fez, é por conta da Liesge. Nós já recorremos à prefeitura notificando o Ministério Público, já entramos com embargo também”, afirmou Jadilson.
Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória informou que a escolha da entidade representativa das escolas de samba para organização do carnaval 2018 segue o edital publicado em dezembro, visando o repasse de apoio financeiro para tal fim por meio da celebração de termo de colaboração.
A Prefeitura explicou ainda que, assim como ocorreu nos anos anteriores, as entidades que representam as agremiações são responsáveis pela venda dos ingressos, captação de recursos, montagem da infraestrutura e realização dos desfiles. O município participa na operacionalização da parte logística (interdição de trânsito, oferta de ônibus e táxis e atuação da Guarda Civil Municipal).”