Entretenimento e Cultura

Livro de poemas "Encaracoladas" marca estreia literária de Luiza Vitorio

O lançamento irá ocorrer no próximo dia 25 e o evento será realizado no Centro Cultural Triplex Vermelho, no Centro de Vitória

Foto: Divulgação/ Governo do ES

A escritora Luiza Vitorio irá lançar o livro de poemas “Encaracoladas”, que marca a sua estreia na literatura. O lançamento irá ocorrer no próximo dia 25, no Centro Cultural Triplex Vermelho, no Centro de Vitória, a partir das 17 horas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“‘Encaracoladas’ é a realização de um sonho de infância, que reúne meus devaneios e ilustrações, transformados em poesia. Costumo dizer que utilizo as artes como uma forma de exprimir e imprimir as vivências que adquiri na minha sobrevivência como mulher periférica e ser social que afeta e é afetada pelas realidades em que estou inserida”, afirma Luiza Vitorio.

Na contracapa do livro “Encaracoladas”, a professora Cibele Verrangia, doutora em Letras e pós-doutoranda em Ciência Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), apresenta a autora negra capixaba aos leitores e destaca a importância da obra na literatura de autoria feminina negra.

“Luiza é a guerreira gloriosa, a luminosidade, é arma pronta para enfrentar todas as formas de opressão, objetificação, racismo, machismo que ainda insistem em existir e aniquilar corpos pretos. Vem usando a poesia, o conto, a dança, a performance, a música, o teatro como ferramentas de resistência e insistência em sobreviver e plenamente existir livre e sedenta por justiça e igualdade”, escreve Cibele Verrangia.

Depois de ter participado da obra publicada em 2017, intitulada “De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de Expressões Artísticas de Mulheres Negras no Espírito Santo”, com o poema “Referência”, Luiza Vitório agora estreia com “Encaracoladas”, um livro no qual leitores, segundo afirma Cibele Verrangia, poderão conhecer a força da poesia negra como possibilidade de afirmação da negritude, “da mulheridade, da favela (…), de realização do encontro ancestral” e também como lugar de feitura de “uma poética que é visão, denúncia, crítica, afeto e cura”.

LEIA TAMBÉM: Zé Geraldo faz participação especial em show do Clube Big Beatles em Vitória

Serviço

Lançamento do livro “Encaracoladas”, de Luiza Vitorio

Quando: 25/05 (sábado)
Horário: às 17h
Local: Centro Cultural Triplex Vermelho, Praça Costa Pereira, Centro de Vitória
Mais informações: instagram.com/rabiscosperiferikas