Entretenimento e Cultura

Maior feira de turismo rural do Brasil reúne características típicas da região serrana

O evento será realizado em Venda Nova do Imigrante e traz cultura e gastronomia do município

Foto: Mosaico
Embutido de lombo suíno é comida típica de Venda Nova do Imigrante e é um dos ingredientes utilizados nas receitas da área gastronômica da 15ª Ruraltur.

A maior Feira de Turismo Rural do Brasil teve início na última quarta-feira, 20, em Venda Nova do Imigrante, e se estende até o próximo domingo, 24. O evento traz em sua programação diversas atrações típicas da cidade serrana, além de apresentar para os visitantes de todo o país a culinária do município.

Entre as especificidades gastronômicas da cidade está o socol, embutido de lombo suíno típico de Venda Nova que compõe o tema da Feira, realizada pela primeira vez fora da região Nordeste do Brasil. Além da culinária típica, o evento reúne também características de toda a região serrana, com a presença de outros municípios na programação oficial da Feira.

Em sua 15ª edição, a Ruraltur oferece diversas receitas típicas de Venda Nova, como a pizza de polenta e o risoto de socol. Para experimentar estes e outros pratos, há uma área específica para alimentação no evento – a área gastronômica – que conta com seis restaurantes, cinco cervejarias artesanais e uma distribuidora de bebidas. A tabela completa de preços e pratos oferecidos pode ser conferida abaixo.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de ver o tradicional Tombo da Polenta no sábado (23) à noite. Mais de mil quilos de polenta, oferecidos pela Associação Festa da Polenta (AFEPOL), cairão e serão oferecidos para os participantes.

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Domingos Martins
Grupo de Domingos Martins, Bergfreunde se apresenta no próximo domingo, 24, último dia da maior feira em Venda Nova do Imigrante.

Evento reúne outros municípios em programação oficial

Além da representação de Venda Nova do Imigrante durante a 15ª edição da Ruraltur, o evento traz em sua programação oficial atrações de outros municípios da região serrana, como Domingos Martins. Com cerca de 50 pessoas, a cidade será representada em um cortejo festivo alemão a partir das 20h30.

O grupo é composto por integrantes de grupos de dança e de música, tocadores de concertina, trombonistas e rainhas de festas típicas como da Sommerfest, Festival da Imigração Alemã.

Além das apresentações culturais, o município também estará representado na área de gastronomia do evento. Serão oferecidos geleias, biscoitos, iogurtes, queijos, cervejas artesanais e muito mais da culinária típica de Domingos Martins.

Foto: Divulgação/Ascom/PMVNI

Pratos serão ensinados durante Feira

Além de poder experimentar os pratos típicos de Venda Nova do Imigrante, os participantes da 15ª Ruraltur poderão aprender a cozinhá-los entre os dias 21 e 24 de novembro. Torresmo prensado, massas, polenta, sanduíches e outros pratos serão ensinados e as crianças também poderão aprender a fazer massas.

A Cozinha Show é gratuita e acontece no mesmo local da Ruraltur, o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. Confira as aulas oferecidas e participe!

Quinta-feira, 21 de novembro

• Nhoque de abóbora em fonduta de queijos e crocante de bacon
Chef:
Jaqueline Almeida
Horário: 16h30
Representando a cidade de Anchieta

• Paella marinheira
Chef:
Gilson Surrage
Horário: 17h30
Representando a cidade de Iriri

• Livro: II Festival Gastronômico Receitas de Família
Chef: Fabrícia Sarria
Horário: 20h30

• Delícias da Alemanha
Chef:
Hilda Braum
Horário: 21h30
Representando a cidade de Domingos Martins

Sexta-feira, 22 de novembro

• Arroz de Marechal
Chef:
Rita e Vera
Horário: 16h30
Representando a cidade de Marechal Floriano

• Torresmo prensado
Chefs:
Tico Tosi e Beto Bruneli
Horário: 18h30
Representando a cidade de Castelo

• Produção de Cerveja Artesanal e Harmonização
Chefs:
Gino e Enrico
Horário: 19h30
Representando a cidade de Venda Nova do Imigrante

• Risoto de socol, queijos e rúcula
Chefs:
Dona Carmen Feitosa Altoé e filhas
Horário: 20h30
Representando a cidade de Venda Nova do Imigrante

Sábado, 23 de novembro

• Cafés especiais
Chefs:
Acemes e Ronaldo Pansini
Horário: 15h30
Representando a cidade de Venda Nova do Imigrante

• Massas artesanais
Chef:
Ana Venturim
Horário: 16h30
Representando a cidade de Venda Nova do Imigrante

• Polenta brustolada com puína cítrica e crocante de socol
Chef:
Renato Santos
Horário: 17h30
Representando a cidade de Venda Nova do Imigrante

• Fideuá de marisco
Chef:
Enrico Bissoli
Horário: 18h30
Representando a cidade de Venda Nova do Imigrante

• Sanduíche de leitão defumado com molho barbecue de café
Chef:
Duaine Clements
Horário: 19h30
Representando a cidade de Venda Nova do Imigrante

Domingo, 24 de novembro

• Aula kids: massas
Chefs:
Ana Venturim e Enrico
Horário: 10h30
Representando a cidade de Venda Nova do Imigrante

• Geleia de maracujá com bolo da vovó
Chef:
Mariana Bissoli
Horário: 11h30
Representando a cidade de Venda Nova do Imigrante

• Feijão tropeiro
Chefs:
Maria Rosa e Luzitana
Horário: 13h30
Representando a cidade de Ibatiba