Entretenimento e Cultura

"Maior panela de barro do mundo" racha em festa no ES e não entra no Livro dos Recordes

A panela foi produzida com 1,50 metro de diâmetro e iria receber uma tonelada de moqueca capixaba

Foto: Divulgação/ Anny Freire
Rachaduras na panela de barro que seria considerada a maior do mundo

Vai ficar para 2024 a tentativa de quebrar o recorde de maior panela de barro funcional do mundo. Na tarde deste sábado (16), em Vitória, a panela candidata a entrar no Guinness World Records, o Livro dos Recordes, rachou no momento em que iriam começar a preparar a moqueca.

O feito aconteceu no evento filantrópico “A Maior Panela de Barro do Mundo – Edição Vitória”, no Clube Álvares Cabral, em Vitória.

A panela, que tem 1,50 metro de diâmetro e demorou um mês para ser produzida, bateria o recorde de uma outra feita também pelo artesão Flávio Fernandes Santos, membro da Associação das Paneleiras de Goiabeiras.

Com 1,42 metro de diâmetro, essa primeira panela foi feita em 2019 e está no Livro dos Recordes.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A assessoria da festa informou que, com oito centímetros a mais, o recorde só seria quebrado se a nova panela fosse funcional. E ela iria receber uma tonelada de moqueca capixaba.

Foto: Divulgação/ Anny Freire
Rachaduras na panela de barro que seria considerada a maior do mundo

O utensílio passou por todo o processo normal de produção de panela de barro, como “manda a tradição” das Paneleiras de Goiabeiras, e não foi um trabalho apenas do artesão. Após a atenção das paneleiras, seguiu para a queima, realizada pelos homens, também no galpão em Goiabeiras.

Calma! O peixe ainda não estava na panela

No evento no Clube Álvares Cabral, seria o momento de ver o “peixe na panela”, mas quando o utensílio foi colocado no fogo para começar a esquentar, ainda sem peixe dentro, rachou.

Segundo a assessoria, não há um motivo certo para a panela ter quebrado, o que pode, por exemplo, incluir razões químicas, o próprio tamanho e a temperatura.

Mas o artesão já mandou um recado: não vai desistir. Em 2024, ele volta a tentar quebrar o próprio recorde.

Foto: Divulgação/ Anny Freire
O artesão Flávio Fernandes Santos disse que vai tentar novamente

A candidata à maior panela de barro do mundo não vingou, mas não podemos dizer o mesmo da moqueca. O prato seria preparado no utensílio pelo chef Roberto Malacarne, mas não é por falta de panela de barro que o capixaba fica sem comer moqueca.

O evento providenciou uma panela de ferro gigante, e garantiu moqueca para todos os participantes da festa.

Foto: Divulgação/ Anny Freire
Moqueca foi feita em panela de ferro gigante

LEIA TAMBÉM: Origraffes: campeonato de skate, MCs e muito graffiti neste domingo na Serra