A Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela organização da 6ª edição da Bienal Rubem Braga comemora o número de visitantes durante a feira literária, que aconteceu durante seis dias no município. Mais de 60 mil pessoas passaram pelo local entre os dias 31 de maio e 5 de junho.
“Esse resultado nos revelou o aumento da participação das escolas nas atividades voltadas para os alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Algumas, inclusive, são de outras cidades, como: Alegre, Marataízes, Guaçuí, Presidente Kennedy e Vargem Alta”, comenta a secretária de Cultura de Cachoeiro, Joana D’Arck Caetano.
Segundo ela, a presença dos escritores internacionais Gonçalo M. Tavares e José Eduardo Agualusa também contribuiu consideravelmente para atrair mais pessoas. “A participação deles, somada aos autores e artistas nacionais convidados, elevou o nível dos debates sobre literatura”, avalia.
Durante toda a programação, os espaços registram grande circulação de público. “A população cachoeirense abraçou a Bienal e por ela, hoje, tem um sentimento de pertencimento. Certamente, os moradores já vão aguardar com ansiedade a próxima edição”, explica Joana.
Os espetáculos musicais de Aroldo Sampaio, Grupo Pó de Mico, Projeto Feijoada, Renan Lessa e Banda e da cantora Bia Bedran (voltado ao público infantil), apresentados no Palco Rubem Braga, foram outro ponto alto do evento. A estimativa é que, por lá, tenham passado aproximadamente seis mil espectadores.
Além disso, segundo o organizador da feira de livros da Bienal e presidente da Câmara Capixaba do Livro, Maurício Martins, foram vendidos mais de 11 mil livros durante o evento. “Chegamos a registrar, numa única compra, o valor de R$ 780”, ressaltou.