Mais de 80 mil pessoas vão marcar presença na passarela do samba nos três dias de folia no Carnaval de Vitória. São 14 escolas, sendo quatro no grupo de acesso, cinco no grupo B e cinco no grupo especial.
Os desfiles das escolas de samba capixabas é o primeiro desfile de agremiações no país, e contece entre os dias 05 e 07 de fevereiro, no Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste.
Pelo Grupo de Acesso, na quinta-feira (5 de fevereiro), desfilarão Rosas de Ouro, Chega Mais, Andaraí e Chegou o que Faltava, a partir das 22 horas.
Quem abrirá o Grupo Especial B, na sexta-feira (6 de fevereiro), será a Imperatriz do Forte, às 22 horas. Na ordem, entram no Sambão do Povo São Torquato, Pega no Samba, Barreiros e, fechando a noite, a Tradição Serrana.
Pelo Grupo A, no sábado (7 de fevereiro), às 22 horas, quem entrará primeiro na avenida será a Unidos da Piedade, seguida por Unidos de Jucutuquara, Novo Império e Boa Vista, que é a atual campeã. A Mocidade Unida da Glória (MUG) será a última a se apresentar.
Tempo de desfile
Para fazer bonito, além de ritmo no pé e samba-enredo na ponta da língua, outros pontos serão levados em consideração pelas Comissões de Carnaval e jurados. A começar pelo tempo de desfile. Cada escola terá, no mínimo, 50 minutos e, no máximo, 70 para apresentar seu desfile e, em caso de não cumprimento do horário e do tempo total, a agremiação será penalizada com perda de ponto (perda de 0,01 para cada minuto ou fração de minuto excedente).
As Comissões de Carnaval farão o acompanhamento dessa e de outras etapas do desfile para verificar possíveis irregularidades ou penalidades. Haverá uma Comissão de Concentração (composta por 12 membros), uma de Verificação das Obrigações Regulamentares (cinco membros), outra de Cronometragem (cinco membros) e uma de Dispersão (12 membros).
Jurados
Além disso, o regulamento do Carnaval, elaborado pela Lieses, estabelece o Corpo de Julgadores, composto por 40 membros, todos de fora do Espírito Santo, que julgarão as escolas de samba em seus respectivos quesitos. A escolha dos julgadores é de responsabilidade da Lieses.
Os quesitos em julgamento são os seguintes:
1- Bateria
2- Samba-enredo
3- Harmonia
4- Evolução
5- Enredo
6- Conjunto
7- Alegorias e Adereços
8– Fantasias
9- Comissão de Frente
10-Mestre-sala e porta-bandeira.
Cada julgador concederá a cada escola notas de 9 (nove) a 10 (dez) pontos. O sigilo é fundamental, assim como o cuidado com os dados e notas dos jurados – guardados em local seguro indicado pela Lieses. A apuração ocorrerá no dia 10 de fevereiro (terça), às 15 horas.
Resultados
As escolas de samba que ficarem colocadas do 1º ao 4º lugar permanecerão no Grupo A em 2016 e desfilarão no sábado. A escola de samba que ficar classificada em 5º lugar fará parte do Grupo B no ano de 2016 e desfilará na sexta-feira. A escola de samba do Grupo B que se classificar em 1º lugar passará a integrar o Grupo A e desfilará no sábado. A última colocada do Grupo B desce para o Grupo de Acesso e a campeã do Grupo de Acesso sobe para o B.
Concentração
A concentração das escolas de samba será feita nas avenidas Dário Lourenço de Souza e Nair de Azevedo Silva. O posicionamento das alegorias acontecerá conforme a ordem pré-estabelecida dos desfiles.
A primeira agremiação a desfilar em cada um dos dias deverá colocar os carros, a partir da área de armação (portão de início dos desfiles), até as 5 horas.
A segunda escola deve posicionar as alegorias até as 7 horas, a terceira, até as 9 horas, a quarta, até as 11 horas e, a última, até as 13 horas. A escola que descumprir a norma será penalizada com a perda de um ponto.
Ainda que a escola precedente não tenha posicionado todos os seus carros de acordo com o regulamento da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses), nenhuma agremiação poderá ter a iniciativa de movimentar suas alegorias. A escola que desrespeitar essa regra será penalizada com a perda de três pontos.
Ensaios
Os ensaios técnicos das escolas de samba acontecerão a partir desta segunda-feira (19), com a Tradição Serrana, a partir das 20 horas.