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Mais do que likes: os influenciadores do ES que conquistaram fãs e chegam a lucrar até R$ 30 mil por mês

Os influenciadores ganham espaço nas redes sociais e usam a ferramenta para criar novas oportunidades de trabalho

Foto: Reprodução / Instagram

No mundo conectado, gestos cotidianos viralizam e levam pessoas a se tornarem inspiração. Os chamados “influencers“, ou influenciadores digitais, ganham espaço não apenas no feed dos seguidores, mas também no mercado de trabalho, lucrando até R$ 30 mil reais por mês. 

Não importa o lugar, a idade ou o gênero, os influenciadores digitais estão em todos os lugares e surgem tão rápido como um clique, de forma inesperada e espontânea. Você, com certeza, segue ou ao menos já se deparou com algum nas suas redes sociais, não é mesmo?

A empresária e influenciadora digital, Belle Cazaroto, é formada em Administração e começou a usar as redes sociais para mostrar detalhes da sua rotina. O número de seguidores foi crescendo e logo ela começou a ser procurada por empresas capixabas.

Atualmente, Belle tem mais de 116 mil seguidores e revela o quanto gosta da relação que estabeleceu com eles. “Adoro meus seguidores! Sempre que encontro alguém na rua, faço questão de abraçar e demonstrar o carinho que sento por eles”, comenta.

Ela usa as redes sociais para alavancar as vendas de suas lojas e também fazer parcerias com outras empresas. A capixaba lucra em m´édia R$ 30 mil por mês com os posts em suas redes sociais e reconhece que o sucesso das suas lojas estão ligados também ao seu trabalho como influenciadora digital. 

O fashionista Hallison Campos cresceu no universo ligado à moda. Formado em Administração, chegou a trabalhar em uma empresa do setor, mas desejava explorar novos caminhos. O pai, que sempre o incentivou a seguir os sonhos, faleceu há cerca de seis anos. Foi então que Hallison resolveu criar o blog, ‘Dele Para Eles’. 

Com o passar do tempo, o capixaba foi ganhando seguidores e reconhecimento de empresas. Ele largou o emprego e dedicou-se à produção de conteúdo ligados à moda e à estilos de vida. O influencer encara com profissionalismo a nova carreira. 

Após a última edição da Semana de Moda de Milão, em setembro de 2019, Hallison fez um curso para aprimorar o seu trabalho com as redes sociais. “Faço cursos e procuro estar sempre atualizado das tendências do mercado. Aproveitei que estava em Milão para fazer um curso ligado ao marketing”, disse.

Com mais de 45 mil seguidores, sendo 60% do público masculino e com faixa etária entre 19 e 35 anos, ele já chegou a faturar R$ 10 mil reais por mês com anúncios e parceiras com empresas. 

Uma nova ferramenta de trabalho

A influenciadora Manuela Louzada enxergou nas redes sociais uma oportunidade de trabalho. Em 2015, a crise econômica fez com que ela fechasse a loja de perfumes que tinha na Glória, em Vila Velha. Desde então, Manu começou a vender os produtos por meio das redes, com o ciclo de clientes que já mantinha na época da loja. “Depois que a loja fechou, comecei a vender os produtos para as minhas clientes por meio das redes sociais. Na época, eu não tinha muita noção da proporção que isso poderia tomar, até porque minha rede era privada”, explicou.

Incentivada pelo marido, ela contratou, há dois anos, uma profissional de mídias digitais para ajudá-la a alavancar o negócio e deixou de ter a rede privada. Assim, ela atraiu clientes para o serviço digital e hoje, com quase 26 mil seguidores, o faturamento aumentou cerca de 35%. Com o crescimento das vendas, ela sentiu a necessidade de ter um conhecimento técnico na área e possui um diferencial: ela é a única vendedora com pós-graduação em Perfumaria no Espírito Santo. 

Já a capixaba Hially Barros  começou a explorar o universo de influenciadora digital após perceber que tinha muito tempo livre. “Meu marido precisou se mudar por causa do trabalho. Quando nos mudamos para Salvador, na Bahia, percebi que tinha tempo livre para criar novas coisas”, explica. 

Na cidade nova, Hially  uniu o gosto pela organização e a formação em Jornalismo para criar um blog. O que era um jeito de passar o tempo, tomou proporções que Hially não esperava. Ela começou dando dicas de limpeza, de decoração e organização e não demorou muito para começar a fazer parceiras. Ela já chegou a faturar R$ 9 mil reais em uma única publicação, além de receber vários presentes e brindes.

Os pets nas redes sociais

Claro que não podemos deixar de falar dos pets, né!? O Estopinha, por exemplo, é um sucesso na internet. O animalzinho está com o professor Ozeias Guimarães há seis anos e tem mais de 302 mil seguidores. 

Segundo o tutor, as poses do cãozinho acontecem por acaso e ele aproveita para registrar os momentos e compartilhar no perfil. “Às vezes, olho para ele e vejo as carinhas engraçadas. Eu registro e posto nas redes. No inicio era feito no meu perfil, mas os fãs criaram um perfil para ele e eu entrei na onda”, explicou Ozeias. 

Em 2019, Estopinha foi indicado ao Prêmio de Influenciadores Digitais na categoria Pet. Ele fico em quarto lugar no pódio do prêmio, mas é o primeiro colocado no pódio das fotos engraçadas.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.